[pro_ad_display_adzone id="9377"]

Agosto inicia com muito calor, seca e queimadas

Fonte: Gazeta Digital
0

Agosto inicia nesta segunda-feira (1) com temperatura alta, baixa umidade do ar e muita queimada em Cuiabá. Nesta segunda, a temperatura máxima prevista pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de 36 graus na capital, céu parcialmente encoberto, com névoa seca, proveniente das queimadas.

A umidade relativa do ar chegou a 39%, e está em queda. É o início de um período seco, que vai, mais intensamente, até outubro. Neste período, a população de Cuiabá sofre com dificuldade de respirar e enfermidades respiratórias, mas mesmo assim a cultura das queimadas, proibidas durante o ano todo, prevalece.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, José Pedro Zanetti, “estão ocorrendo bastante queimadas”. Segundo ele, ainda não dá para ter uma estatística precisa porque a brigada dele vai iniciar os trabalhos na próxima quarta-feira (3), após um treinamento nesta terça (2).

Ele explica que nesta época do ano, devido à seca, o fogo alastra mais rápido provocando chama alta e muita fumaça no ar, que não só atrapalha a respiração como dá cheiro de queimado na roupa e na casa das pessoas.

A brigada móvel da capital terá 10 brigadistas e uma viatura adaptada com 700 litros de água e outros equipamentos anti fogo. “Faremos o trabalho de apagar fogo, em parceria com os bombeiros, e também de autuação”, avisa. A multa, por colocar fogo em área urbana, pode chegar a R$ 18 mil, dependendo do tamanho do terreno.

[pro_ad_display_adzone id="9377"]