Infra
Bic Banner

Após nova reforma, Parque Mãe Bonifácia é entregue

Fonte: Cuiabá 300
0
Views:
6

Com a proposta de promover comodidade e segurança aos usuários do Parque Estadual Mãe Bonifácia, mais uma etapa das obras de melhorias na unidade foi concluída. Os nove quilômetros da pista de caminhada e os três estacionamentos foram revitalizados com lama asfáltica e sinalização vertical e horizontal. O playground infantil de madeira com área de 20 m² também foi reformado e ganhou incremento de uma rampa, para facilitar o acesso das crianças, e duas gangorras.

Para a coordenadora de unidades de conservação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Paula Marye de Andrade, essas obras são importantes não só para melhoria da estrutura do parque, mas também para o bem estar da população que frequenta o local à procura de lazer e tranquilidade. “O cenário brasileiro hoje é de crise financeira, mudanças e desafios. As pessoas querem um refúgio para descansar, ter contato com a natureza e nada melhor que encontrar em um ambiente conservado esse ponto de equilíbrio”.

Na próxima etapa das obras, que deve ser concluída até o final deste ano, está previsto a construção de 280 metros do muro nas laterais do parque, localizadas na Avenida Filinto Müller e entrada pelo bairro Quilombo, e a instalação de 1.800 metros de alambrados, complementando assim a outra metade da cerca que já está pronta ao longo da Avenida Miguel Sutil.

O gerente do parque, Celso Benedito Ferreira, acredita que com essa nova estrutura as pessoas se sentirão mais seguras ao frequentar o espaço. “Hoje contamos com apenas um cercado de arame liso e com essa nova estrutura vamos conseguir reduzir em quase 95% o uso indevido do parque, além de oferecer mais segurança aos usuários e animais silvestres”.

Farão parte desta nova etapa a revitalização da pista de areia que possui 470 metros, recuperação de três pontes e melhorias na Praça do Cerrado, com reforma das pistas, do coreto, das grades de proteção, construção de uma rampa de acesso a deficientes. Os dois portais na entrada do parque serão reformados, reaproveitando a madeira do mirante que foi retirado em dezembro do ano passado.

Investimentos

Com uma visitação média de 30 mil pessoas por mês, o Parque Mãe Bonifácia terá investimentos de R$ 676 mil ao longo de 2016. Um total de R$ 1,2 milhão será aplicado nos três parques estaduais da capital, incluindo Massairo Okamura (CPA) e Zé Bolo Flô (Coxipó). Recursos estes provenientes de processos de compensação ambiental pela instalação de empreendimentos com significativo impacto ambiental.

Sobre o parque

Criado em junho de 2000, a partir do Decreto Estadual nº 1.470, o Parque Mãe Bonifácia tem uma área de 77,16 hectares do bioma Cerrado, que abriga cerca de 80 espécies de plantas nativas catalogadas. Entre elas, a Myracrodruon urundeuva Allemao, popularmente conhecida como aroeirinha, em risco de extinção. A árvore pode chegar a 25 metros de altura.

Infra
Bic Banner