[pro_ad_display_adzone id="9377"]

Avenida Fernando Correa também terá faixa exclusiva

Fonte: Folhamax
0

A Avenida Fernando Correa da Costa, que liga a região do Grande Coxipó ao Centro de Cuiabá, será a próxima a contar com a faixa exclusiva para ônibus. A ampliação do projeto que prevê a implantação gradativa dos corredores exclusivos para o transporte coletivo da capital foi anunciada ontem pelo prefeito Emanuel Pinheiro e faz parte da lista de comemorações do aniversário de 298 anos da capital mato-grossense. 

Segundo o prefeito, a faixa exclusiva será lançada, às 18 horas, da próxima quinta-feira (13). "A faixa dará sequencia a via expressa e ao que foi lançado na Avenida do CPA (Historiador Rubens de Mendonça)", frisou. Atualmente, a iniciativa já existe na Avenida Isaac Póvoas e Generoso Ponce, trecho do Tenente Coronel Duarte, Getúlio Vargas e a Avenida do CPA. 

Juntos, os trechos abrangem cerca de 10 quilômetros de corredores exclusivos, uma medida considerada necessária para melhorar o fluxo do trânsito, reduzir o tempo médio de cada viagem, melhorar a eficiência do serviço e garantir o equilíbrio econômico-financeiro do sistema. Um levantamento feito pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) mostra que, nos trechos onde o sistema já funciona, a velocidade média dos ônibus aumenta, passando de 13 km por hora para 24 km/hora. 

Vale lembrar que em março passado, Emanuel Pinheiro adiou por 120 dias o início da aplicação de multas aos condutores que utilizarem a faixa exclusiva. Nesse período, os infratores serão notificados, mas não autuados. 

Para evitar uma multa, o ingresso dos veículos nas faixas só é permitido para fazer a conversão à direita e deve ser feito ao final da linha contínua, onde começa a linha tracejada. O acesso à faixa exclusiva também é permitido para entrar em residências ou estacionamentos. 

[pro_ad_display_adzone id="9377"]