[pro_ad_display_adzone id="9377"]

Cine Teatro Cuiabá é reaberto e amplia acesso à Cultura

Fonte: Cuiabá 300
0

Considerado um dos espaços culturais mais tradicionais de Mato Grosso, o Cine Teatro Cuiabá está novamente de portas abertas. A cerimônia aconteceu na noite desta quarta-feira (03.08), com apresentação do espetáculo Romeu e Julieta. O evento contou com a presença do governador Pedro Taques, juntamente com o secretário de Estado de Cultura, maestro Leandro Carvalho, membros da Associação Cultural Cena Onze e também artistas locais.

Além das apresentações e eventos, o Cine Teatro também será referência para os artistas de Mato Grosso e para aqueles que pretendem seguir carreira teatral. A expectativa é de que ainda este mês seja lançado um curso profissionalizante de teatro, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). O anúncio foi feito pelo diretor da Associação Cultural Cena Onze, Flávio Ferreira, que é a atual administradora do espaço cultural.

“Estamos felizes com este projeto do Governo do Estado, que devolveu aos cuiabanos e mato-grossenses este belíssimo espaço. Tal investimento demonstra o compromisso e o trato com a cultura de Mato Grosso. Somos um grupo e a experiência em administrar o Cine Teatro tem sido gratificante. Além do curso profissionalizante, para o mês de setembro, a expectativa é de que seja reaberto o cinema. Ele funcionará em horários alternativos, como às 12 horas e 18 horas, para que as pessoas tenham acesso. O objetivo é trazer filmes que não estão no circuito e que tratem da cultura”, destacou Ferreira.

Secretário Leandro Carvalho, afirmou que a reabertura do Cine Teatro Cuiabá compreende uma parte do projeto Conexões Urbanas. A proposta, que envolve diversos equipamentos públicos culturais localizados na região central de Cuiabá, tem o objetivo de integrar as ações culturais e ampliar o acesso para a população.

“Para garantir um serviço de qualidade ao cidadão, o Estado optou pela gestão compartilhada do Cine Teatro Cuiabá. A Associação Cultural Cena Onze executará o trabalho e este também será acompanhado por uma comissão de avaliação da própria Secretaria de Cultura. Eles terão obrigações de executar cursos de longa e curta duração que atendam o interesse do público local, como também dar apoio aos artistas estaduais, para que estes possam utilizam totalmente o espaço de uma forma profissional”, reforçou Carvalho.

Ainda sobre a gestão do local, o secretário de Cultura destacou o compromisso da administradora do Cine Teatro em também tornar o espaço cada vez mais sustentável, ou seja, atraindo novos parceiros e investidores para que desta forma o local se torne ainda mais dinâmico e utilizado amplamente. “Há muito tempo esperávamos por este momento. O Cine Teatro é um local de difusão de artes e será também um centro de formação e o nosso objetivo é sempre melhorar”.

Durante a cerimônia, o governador Pedro Taques relembrou dos tempos de cinema no Cine Teatro e destacou que a reabertura do espaço reforça o compromisso que Mato Grosso tem dado ao patrimônio cultural.

“Este prédio é do ano de 1942 e marca a arquitetura mato-grossense. Ele renovado, mostra a importância que o Estado tem dado ao patrimônio cultural. Aqui, assisti filmes e para mim é uma honra estar reabrindo este espaço. Neste local teremos arte, cultura e formação profissional, o que para nós é muito importante. Tenho certeza que a Associação Cultural Cena Onze fará um bom trabalho e esta parceria é importante para a sociedade mato-grossense”, reforçou Taques.

[pro_ad_display_adzone id="9377"]