[pro_ad_display_adzone id="9377"]

Colombiano apresenta em Cuiabá projetos que transformaram Medelín

Fonte:
0

O colombiano Jorge Melguizo, que por meio de projetos sociais, educativos e culturais ajudou a implantar mudanças urbanas profundas em Medelín durante o tempo que atuou como secretário municipal de cultura cidadã e de desenvolvimento social, entre 2005 e 2010, esteve na tarde desta segunda-feira (07.11) no Palácio Paiaguás para apresentar ao governador Pedro Taques e secretários de Estado parte de seu projeto de transformação da cidade colombiana, uma das mais violentas do mundo.

Melguizo está em Cuiabá para a abertura do seminário ‘Cidades Criativas, Inteligentes e Humanas’, iniciativa do governo do Estado e Sebrae, que apresentará um novo olhar sobre as cidades, seus problemas e as possíveis soluções como o uso de imaginação, criatividade, inovação e empreendedorismo na construção de uma cidade melhor para todos. A palestra do colombiano será na quinta-feira (10.11), às 19h e compartilhara com o público o trabalho desenvolvido por ele, que transformou Medelín ao colocar a cultura e educação como principais instrumentos no desenvolvimento social do município.

Na palestra ministrada a Taques e secretários, Melguizo mostrou como a transparência, o aumento de investimentos na educação e cultura e intervenção nos territórios mais necessitados e violentos pode transformar uma cidade. Com a mensagem de que “Se em Medelín é possível, em qualquer outra cidade também é possível”, o colombiano considera que inovação é fazer da cultura o motor de desenvolvimento dos bairros com maiores índices de pobreza e violência, tendo participação da comunidade, empresas privadas e implantando uma nova maneira de administrar bem o público.

Entre os projetos desenvolvidos por Melguizo, um dos destaques é o Parque Bibliotecas, centros cívicos de usos múltiplos que trabalham por uma maior qualidade e inclusão social das populações, facilitando seu acesso a diferentes programas e projetos. Estes centros contribuem para melhorar as condições de cultura cidadã para a convivência e o reconhecimento das diversidades culturais e aportam elementos de informação e conhecimento para gerar melhores condições de qualidade de vida e desenvolvimento humano.

Outro ponto abordado pelo colombiano é a necessidade de buscar novas respostas e leituras para os problemas existentes, sendo essencial a proximidade com as comunidades de bairros, conceito que exige uma grande capacidade de escuta. A participação comunitária é vista como essencial e a sociedade se torna protagonista do processo de transformação.  A transparência na relação com a comunidade e informações sobre gestão dos recursos públicos é prioritária, já que uma gestão pública que se propõe transformadora tem seu principal resultado na geração de confiança pela comunidade quanto aos políticos e governantes.

Cidades Criativas, Inteligentes e Humanas

O evento cidades criativas está sendo coordenado por várias secretarias do estado de Mato Grosso, entre elas a secretaria de Cultura. O gestor da pasta, Leandro Carvalho, descreve o encontro como grandioso, com uma programação intensa que irá debater assuntos diversos com enfoque no desenvolvimento de cidades mais humanas, inteligentes e criativas.

“Abriremos este evento com uma palestra magna, de Jorge Melguizo, uma das figuras centrais da transformação de Medelín de uma das cidades mais violentas do mundo para uma das cidades mais criativas, interessante e seguras de se viver. Hoje tivemos aqui no Palácio uma oportunidade muito especial de discutir com o governador e diversos secretários de Estado estratégias para o futuro de Mato Grosso. Foi um momento de troca de ideias e de experiências de fazer uma reflexão, um balanço de ações que o governo do Estado desenvolveu até o momento e lançarmos um olhar para o futuro daquilo que pretendemos para os próximos anos”, avaliou Leandro Carvalho.

O Cidades Criativas será realizado entre os dias 7 e 11 de novembro, no Centro de Eventos do Pantanal, com debates, painéis, oficinas, rodas de conversa e networking ministrados por especialistas regionais, nacionais e internacionais que debaterão temas como meio ambiente, mobilidade, inovação, cultura e arte. O evento é voltado para gestores públicos, estudantes, universitários, professores, empreendedores e públicos interessados nas temáticas. O evento também abrange a 4ª Maratona de Negócios Criativos. A programação completa do evento está no site do MT Criativo.  

[pro_ad_display_adzone id="9377"]