[pro_ad_display_adzone id="9377"]

Crescem atividades culturais em museus após aprovação de projeto

Fonte: Folha do Estado
0
Os museus – Histórico de Mato Grosso e de Pré-História Casa Dom Aquino – em Cuiabá, vem recebendo desde o dia 19 de julho uma programação diversificada que objetiva atrair a população para a apresentações de teatro, show acústico, oficina de cerâmica, exibição de filmes, luau, sarau, lançamento de livros e exposições. A programação vai até amanhã, domingo, 24.
O projeto denominado “Noites no Museu Histórico de Mato Grosso” foi aprovado pelo Conselho Municipal de Cultura no  edital lançado no ano passado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo e inscrito no segmento Patrimônio/Museu. O recurso no valor de R$ 12 mil é oriundo do Fundo Municipal de Apoio e Estímulo à Cultura.
“À princípio pretendíamos envolver cinco museus do Centro Histórico, mas devido à reformas três ficaram de fora. Esta é primeira vez que um projeto neste sentido é aprovado pelo conselho e contamos com a participação do público para que seja realizado no ano que vem também”, afirmou o secretário-adjunto de Cultura, José Paulo Traven.
A programação nos dois museus inicia às 18h e segue até as 22h. O roteiro de atividades inclui ainda visitas guiadas, que serão realizadas de terça à sexta-feira, das 14h às 17h, apresentação da Cia de Teatro Cena Onze, com os personagens Bandeirante Antônio Pires de Campos, Mãe Bonifácia, Marechal Cândido Rondon e Dunga Rodrigues e apresentação musical Acústico Edmilson Maciel. A entrada é gratuita.
“A ideia é otimizar o uso de espaços públicos e ao mesmo tempo diversificar as atividades, além da visitação aos acervos dos museus. Estes espaços costumam ser pouco frequentados no período noturno e pretendemos incentivar os horários alternativos”, contou Flávia Caroline Taques Ferreira, proponente do projeto.  O Museu Histórico de Mato Grosso está localizado na Praça da República, nº 131, Centro de Cuiabá.  O Museu de Pré História Casa Dom Aquino fica na Avenida Beira Rio, nº 2000, bairro Dom Aquino.
OUTRAS ATIVIDADES
Aleatoriamente o museu também oferece aulas de artesanato, percussão e dança. Com a professora Sandra Gusmão, os interessados irão aprender o oficio da pintura, artesanato e reciclagem. Os encontros acontecem as terças, quartas e quintas-feiras das 13h30 às 15h30.
As aulas de percussão são ministradas pelo professor e músico Josué Carvalho, nas terças e quintas das 14h às 20h. As aulas de dança acontecem aos sábados das 15h30 às 17h com a professora Caroline Amaral. (Com Assessoria)
[pro_ad_display_adzone id="9377"]