Infra
Bic Banner

Elefantas chegam ao 1º santuário do país em MT

Fonte: Repórter MT
0
Views:
3

Chegaram na manhã desta terça-feira (11) ao Santuário de Elefantes Brasil, em Chapada dos Guimarães (65Km de Cuiabá), as elefantes asiáticas Maia e Guida, de cerca de 44 e 42 anos, respectivamente.O transporte foi feito em caminhões-contêineres adaptados para essa logística. Elas passaram a maior parte de suas vidas trabalhando em circos e foram resgatadas em 2010, quando foram morar em um sítio, em Paraguaçu, Minas Gerais. Conforme o  já havia divulgado, a ONG (organização não-governamental) norte-americana Elephant Voices somente estava esperando a finalização do local onde, finalmente, elas poderão viver sossegadas e recebendo os cuidados que precisam. Também há previsão da vinda de outra elefante, chamada de Ramba, que atualmente vive no Chile.

Para se ter uma ideia, o sítio onde viviam, no interior mineiro, possui 1,5 mil metros quadrados. Lá, uma de suas pernas precisava ficar acorrentada para que elas não escapassem novamente, já que elas conseguiam derrubar a cerca. Elas também precisavam ficar separadas por fios de alta tensão para não brigarem pelo mesmo espaço. Já em Chapada, no santuário, elas terão um pouco mais de liberdade nos 1,1 mil hectares de terras análogas à savana africana, o que promete oferecer um futuro mais aconchegante para esses animais que sofreram maus-tratos durante a vida toda.

A viagem

Maia e Guida viajaram 1,6 mil quilômetros do estado mineiro até Mato Grosso, transportadas em dois caminhões-contêineres, escoltadas por uma seguradora e por toda uma equipe de suporte. Desde o último domingo (09), por onde passou, a dupla foi motivo de curiosidade da população e alvo das câmeras de fotógrafos, cinegrafistas e jornalistas, que registraram a passagem por suas cidades.

De acordo com informações do site BuzzFeed Brasil, que acompanhou todo o trajeto, o transporte de Maia e Guida foi um trabalho delicado. Isso porque Guida pesa 3,1 mil quilos e Maia, 3,6 mil quilos, o que requer muito cuidado para evitar acidentes na estrada e garantir o conforto das mesmas.

Os contêineres onde elas foram acomodadas custaram R$ 80 mil e foram produzidos especialmente para esse fim, graças, em boa parte, ao financiamento coletivo feito pela internet. O custo total da viagem não foi divulgado.

As caixas possuem câmeras de vídeo que permitiram à equipe monitorar o comportamento dos animais. Além disso, somente um grupo seleto de pessoas puderam se aproximar delas para garantir seu bem-estar e tranquilidade. Para que Maia e Guida se acostumassem ao ambiente fechado, elas tiveram contato desde a véspera com os contêineres, que ficaram deitados e abertos no chão para que elas pudessem entrar e sair à vontade. 

Veja o momento em que as elefantes chegavam em Chapada dos Guimarães:

Infra
Bic Banner