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Encontro debate empreendedorismo e qualidade de serviços turísticos

Fonte: Cuiabá 300
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Empresários, gestores do turismo e comunidade das cidades turísticas de Chapada dos Guimarães, Nobres e Poconé participaram nesta semana de encontro de negócios promovido pelo Sebrae-MT, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (Sedec). A ideia dos encontros é fomentar entre os municípios um modelo de negócio focado no ecoturismo, transformando as três cidades em um corredor único do segmento unindo atrações e produtos turísticos e buscando qualidade nos serviços dos empreendedores locais.

O Encontro de Empreendedores foi realizado de 11 a 13 de julho, em Chapada dos Guimarães, Nobres e Poconé, com exposição de casos de sucesso de cidades brasileiras como Socorro, no interior de São Paulo, que é conhecida nacionalmente pelas atividades de ecoturismo, e de exemplos como o os empreendimentos públicos e privados transformaram a cidade espanhola de Barcelona em um dos destinos mais visitados no mundo.

O secretário adjunto de Turismo do estado, Luiz Carlos Nigro, destacou que o governo está determinado a implantar um corredor de ecoturismo do Pantanal a Chapada dos Guimarães e transformar a cidade num exemplo de sucesso de Mato Grosso.

Mariam Oliveira, gerente de projetos e produtos do Sebrae-MT, ressalta que num raio de 200 quilômetros tem três destinos importantes que podem ser trabalhados de forma conjunta, como preconiza o projeto Brasil Central, do Sebrae Nacional, cujo foco são os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. “Os municípios turísticos têm que ser bons para os moradores, para os empreendedores e assim será percebido pelos turistas”, reforçou.

Marcela Saad, coordenadora de turismo do Barcelona Media,  falou um pouco do cenário do turismo no mundo. “Em 2014, um bilhão de turistas viajaram pelo mundo e a projeção para 2030 é que esse número chegue a um bilhão e 300”. Ela chamou atenção para o fato do turista estar cada vez mais exigente, viajando mais e comparando tudo. “O turista consome pela emoção e os novos viajantes querem viver experiências únicas”, constatou.

O empresário José Fernando Franco apresentou o caso de sucesso de Socorro, município referência em turismo de aventura segura e acessibilidade. Vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo, ele falou como o município se tornou transformou num polo turístico a partir de iniciativas privadas e como os empresários e a sociedade em geral tomaram para si a responsabilidade da governança.

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