Transporte

Estação Espacial será vista de Cuiabá na sexta-feira

Fonte: GPS Notícias
0
Views:
0

Quem acordar cedinho na próxima sexta (29.07), mais precisamente às 5h39 (horário de Mato Grosso), vai poder conferir, de Cuiabá, a passagem da Estação Espacial Internacional (ISS – International Space Station na sigla em inglês) no céu. A ‘visita’ volta a ocorrer na segunda-feira (01.08), dessa vez às 4h40. O astrônomo amador de Rondonópolis, Vandson Guedes, explica que a estação vai passar de norte para o sul e três minutos depois vai estar bem em cima no céu. De acordo com ele, quando a ISS cruza todo o céu ela demora de 4 a 5 minutos, portanto, vale marcar o despertador pra tocar.

A ISS é um laboratório espacial completamente concluído, cuja montagem em órbita começou em 1998 e acabou oficialmente em 8 de Junho de 2011 na missão STS-135. A estação encontra-se em órbita baixa (entre 340 km e 353 km), que possibilita ser vista da Terra e viaja a uma velocidade média de 27.700 km/h, completando 15,77 órbitas por dia.

Para os que ainda não viram a Estação Espacial, o maior veículo em órbita da Terra, ele aparece visível com brilho semelhante ao de uma estrela se movimentando rapidamente e suas passagens visíveis podem ser acompanhadas pelo link Heavens Above.

Transporte