Transporte

Estado já construiu mais de mil quilômetros de asfalto novo

Fonte:
0

Em um ano e nove meses da atual gestão, o Governo de Mato Grosso já executou 1.064,64 km de asfalto novo nas rodovias estaduais. Este número supera a quantidade de asfalto feito nos quatro anos da gestão anterior, quando foram executados 886,49 km.

Apenas neste ano foram executados 511,11 km de asfalto em todas as regiões do Estado, sendo 148,8 km de construção e 362,31 km de reconstrução. Em 2015, foram 553,53 km, sendo 178,1 km de construção e 375,43 de reconstrução. Assim, a atual gestão já fez 20% a mais de asfalto do que a gestão anterior fez em quatro anos.

“Nos orgulha muito entregar este número de quilômetros. Isso mostra que estamos realmente em um Estado de transformação e iremos fazer muito mais por Mato Grosso”, disse o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte.

Compromisso

A Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) trabalhou de forma estratégica para atender todas as regiões de Mato Grosso e diminuir os gargalos logísticos do Estado. “Temos consciência que precisamos executar uma quantidade muito maior de obras, pelo fato de Mato Grosso ser um dos Estados que possui a malha viária mais precária do país. Mas estes resultados mostram o nosso compromisso com o cidadão, que tem o direito de ir e vir em asfalto de boa qualidade”, disse o secretário da Sinfra, Marcelo Duarte.

Pró-Estradas

O asfalto novo faz parte do programa Pró-Estradas, do Governo do Estado, responsável também pela manutenção e construção de pontes de concreto. O programa foi lançado pelo governador Pedro Taques no início do seu mandato, em 2015.

Taques lançou também o Pró-Estradas/Vale do Rio Cuiabá, o maior pacote de obras rodoviárias da história da região da capital, onde vive um terço da população de Mato Grosso. O Pró-Estradas / Vale do Rio Cuiabá terá ao todo quatro obras de duplicação, 12 de construção (pavimentação), 11 de reconstrução do asfalto deteriorado e 39 obras de arte especiais (que são pontes de concreto, viadutos e trincheiras).

O programa engloba a duplicação das MT-251, 040 e 010, que ligam Cuiabá as cidades de Chapada dos Guimarães, Santo Antônio do Leverger, e ao distrito da Guia, respectivamente. Todas as obras estão em andamento e com previsão de serem entregues no fim de 2017. As obras incluem ainda a construção de uma trincheira no encontro da MT-251 com a MT-040.

Serão beneficiados diretamente os municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Santo Antônio de Leverger, Poconé, Barão de Melgaço, Rosário Oeste, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Acorizal, Jangada, Nova Brasilândia e Planalto da Serra.

Os recursos do pacote de obras são oriundos do Fethab, Cide, BNDES/Pró-Turismo, DNIT e Banco do Brasil.

Transporte