Infra
Bic Banner

Executivos franceses apresentam interesse em Cuiabá

Fonte: Cuiabá 300
0
Views:
6

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, recebeu a visita do embaixador da França, Laurent Bili, nesta quinta-feira (26), em seu gabinete. Acompanhado de membros da diplomacia e de executivos de duas multinacionais francesas interessados em realizar investimentos na Capital, o chefe das relações exteriores no Brasil se demonstrou empenhado em firmar parcerias comerciais, de pesquisa e cooperação com a gestão. 

Pela primeira vez em Cuiabá, o embaixador revelou entusiasmo após conversar com o prefeito. “Falamos um pouco sobre a possibilidade de marcar Cuiabá no calendário de atividades culturais francesas no Brasil, especialmente com o foco dos 300 anos de Cuiabá. Além disso, estudaremos a realização de um seminário sobre cidades sustentáveis, contribuindo para a formatação de um plano de modernização da cidade”, disse Bili. 

Isso porque, a França possui experiências neste conceito de cidades sustentáveis, como em Lyon, Lille, Nantes e Strasbourg, pioneiras na implantação de programas visando à redução dos impactos ambientais, que consequentemente geram economia de recursos à gestão. Em 2008, o governo Francês lançou um plano denominado “Cidades Sustentáveis”, incentivando-as a adotarem um novo enfoque que permitiu o desenvolvimento de “Eco-bairros” e “Eco-cities”. 

O conceito abrange diversos setores, como mobilidade urbana, iluminação pública, saneamento básico, água, destinação dos resíduos sólidos, prevenção de riscos e segurança pública, todos integrados a uma plataforma de comunicação e tecnologia da informação. “Queremos preparar a Cuiabá dos 300 anos para o futuro, transformando-a numa cidade moderna e mais humana. Por isso, acredito que esta parceria com a França será um avanço, preparando nossa Capital para receber novos investimentos”, pontou Emanuel. 

O prefeito enfatizou a importância da presença dos dois representantes comerciais de grupos interessados na Capital. Marcelo Scattolini, que é diretor da Divisão de Vacinas do grupo francês Sanofi Pasteur, apresentou o desejo de uma parceria com o Município para o fornecimento de vacinas contra Dengue. “Uma das primeiras ações nossas foi criar o Comitê Permanente de Combate a Dengue, Zika e Chikungunya. Portanto, isso é prioridade”, destacou o prefeito. 

Já o diretor geral comercial do grupo francês Timac Agro, Daniel Koshiyama, previu a ampliação dos investimentos em Mato Grosso, uma vez que o Estado é líder na produção de grãos e proteína animal. Com sede em Porto Alegre (RS), a empresa também atua na fabricação de fertilizantes e já possui mais de 60 pessoas trabalhando na comercialização de seus produtos no Estado. A meta para 2017 é chegar a 100. “Apostamos em Cuiabá e acreditamos que a Prefeitura ajudará a criar um ambiente favorável para ampliarmos nossos investimentos”, comentou, ao receber como resposta do prefeito “estamos prontos para recebê-los”. 

Também participou do encontro o senador Welington Fagundes, que se colocou à disposição dos empresários, da embaixada e do prefeito para ajudar a viabilizar os investimentos em Cuiabá junto ao Governo Federal. 

Infra
Bic Banner