Infra
Bic Banner

Feira de emprego atrai 6 mil pessoas em Cuiabá

Fonte: Fato e Notícia
0
Views:
1

A quantidade de participantes na primeira Feira da Empregabilidade atraiu cerca de seis mil pessoas em busca de uma oportunidade. O número representa o dobro do esperado pelos organizadores (três mil). O evento vem de uma parceria entre a Universidade de Cuiabá (Unic) e mais 13 agências de empregos e estágios.

O atendimento é feito por meio de senhas, sendo que, ao todo, cinco mil foram distribuídas entre as 8h e 12h desta quinta-feira (28.09), na unidade da Unic Beira Rio, em Cuiabá. Os candidatos concorrem às vagas de estágios – para ensino médio e graduandos – e oportunidades de emprego formais com cargo como de arquitetura, vendas, gerência e outros.

Além das vagas ofertadas, há também realização de cursos de qualificação voltados para o mercado de trabalho, entre eles a confecção do primeiro contato entre empregador e candidato, o currículo.

Conforme a Unic, inicialmente a organização contava com 385 empregos para três mil pessoas, porém, devido à inclusão de novas empresas no projeto e grande número de interessados esses números foram superados para 685 vagas para cinco mil pessoas. Quem não conseguir uma chance de inserção no mercado fará parte de um cadastro e o funcionamento de cada banco de dados é definido por cada empresa.

Foto: Semob
Foto: Semob

De acordo com o coach em RH Danilo Rodrigues, houve pessoas que chegaram às 2h30 de hoje para conseguir garantir uma colocação no mercado de trabalho. A fila se estendeu ao longo das ruas vizinhas à faculdade. “Em 10 anos que atuo com Recursos Humanos, eu nunca tinha presenciado uma situação como essa em minha carreira aqui em Cuiabá”. O especialista também é um dos empresários que atuam no recrutamento de candidatos. Por meio de sua agência, foram disponibilizadas 200 vagas.  Danilo acredita que uma nova edição deverá ser realizada devido a grande quantidade de interessados.

Danilo explicou ao Fato e Notícia o que levou ao grande número de pessoas em busca de oportunidades. “Empregabilidade é capacidade de que você tem para ser competitivo no mercado. Ela pode ser feita por meio de cursos e palestras, por exemplo. Por isso existem vagas, mas não candidatos qualificados para assumi-la”.

DICAS

Além do conhecimento técnico, o profissional deve dominar o emocional para alcançar credibilidade no mercado. Segundo o especialista, uma das maiores dificuldades está na capacidade de autocontrole psicológico.

“Os candidatos devem buscar qualificação, principalmente as habilidades comportamentais, que estão entre as maiores das razões de demissões. A facilidade de relacionamento em equipe, a inteligência emocional e resiliência – que é capacidade que ele tem de superar às adversidade da vida. Deve o candidato também se manter mais tempo em empregos. Ter estabilidade de tempo, hoje em dia, é visado. Os recrutadores dificilmente chamam para a seleção quem fica pouco tempo em um emprego”.

Infra
Bic Banner