Infra
Bic Banner

Governador apresenta potencial de Mato Grosso para investidores estrangeiros

Fonte:
0
Views:
5

O governador Pedro Taques participou de uma reunião com investidores, membros da Câmara Espanhola de São Paulo, ligados às áreas hospitalar e de infraestrutura, para apresentar o potencial de Mato Grosso e debater o Desenvolve MT. A comitiva mato-grossense também se reuniu com dirigentes do Banco de Desenvolvimento do Canadá para debater possíveis aportes para o Estado.

O encontro foi realizado na manhã desta sexta-feira (18.11), em São Paulo e também contou com a presença dos secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Tomzyck, de Planejamento, Gustavo Oliveira, e o presidente da Desenvolve MT, Mário Milton Ferreira. O diálogo com o grupo já vem sendo conduzido há cerca de quatro meses.

Segundo o governador, as reuniões fazem parte da estratégia do Estado para atrair mais investidores e minimizar os efeitos da crise em Mato Grosso. “Em um ano e 10 meses fizemos várias rodadas de negócio. Fomos a Barcelona, Paris, Abu Dhabi, Washington, Nova York, fomos aos estados do Oeste, e em razão dessas visitas muitos empresários tem procurado Mato Grosso. Os chineses, que são os nossos maiores parceiros comerciais, também passaram quatro dias no nosso Estado discutindo a construção de uma ferrovia bioceânica. Temos sentido que mostrando o Estado, como estamos fazendo, os resultados vão aparecendo”.   

Durante a reunião com membros da Câmara Espanhola, o governador falou sobre os programas de desenvolvimento de Mato Grosso, obras e projetos de infraestrutura e debateu o andamento da reforma tributária, que está em andamento e tem como principal objetivo tornar o estado um dos mais competitivos para a atração de investimentos.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Tomzyck, a Câmara possui autorização do Governo espanhol para investir em ações no Brasil.

“Esses encontros são importantes para a nossa agenda de busca de investimentos e desenvolvimento para o estado de Mato Grosso. Nós estamos apresentando o nosso potencial e nosso esforço em melhorar Mato Grosso para os empresários. Tivemos também uma segunda rodada de reuniões com os canadenses, uma vez que já os recebemos em Mato Grosso. É importante para unir as duas pontas, a ponta do investimento e do capital com a ponta da necessidade”.

Tomzyck ressaltou que o projeto pode beneficiar o micro, pequeno e médio empresário mato-grossense, que terão mais abertura com o mercado externo.

Marcos Madureira, vice-presidente executivo do banco Santander afirmou que a reunião foi positiva para que as instituições aprendessem sobre as possibilidades do Estado, bem como a capacidade e ética da atual gestão. “Uma demonstração clara da ética e transparência que esta gestão tem. Eu tenho certeza que as empresas que estão aqui passaram a ter uma atração muito maior por Mato Grosso do que antes da reunião”.

Madureira ressaltou que a própria empresa da qual faz parte já conta com uma agenda em Mato Grosso para o inicio de 2017 para estreitar relações com diversos setores da economia local.

Banco de Desenvolvimento do Canadá

Na capital paulista, a equipe de Mato Grosso também participou de uma reunião com dirigentes do Banco de Desenvolvimento do Canadá, a convite da Câmara de Comércio Brasil-Canadá. A iniciativa visa aprofundar as discussões em relação a um Termo de Cooperação entre o Banco e a Desenvolve MT para facilitar o aporte de investimento canadense em Mato Grosso.

Infra
Bic Banner