Infra
Bic Banner

Grupo de dança de MT é campeão mundial em festival de folclore na Turquia

Fonte: G1 MT/Olhar Direto
0
Views:
20

Representando o Brasil, o grupo de dança mato-grossense Flor Ribeirinha foi o primeiro colocado em um festival mundial de folclore realizado na Turquia. O prêmio foi entregue no sábado (5), ao final da competição. O título do Büyükçekmece Internacional Festival foi disputado por representantes de 97 países.

O grupo apresentou o espetáculo 'Mato Grosso dançando o Brasil' com vários ritmos, entres eles o siriri, dança típica do estado. Representando outras regiões do país, o grupo apresentou o Boi Bumbá e o samba carioca. Ao todo, a apresentação durou 20 minutos.

Trinta e cinco pessoas viajaram para o festival folclórico em Istambul. O figurino para o evento na Turquia teve mais de 3,5 mil flores para enfeitar camisas, saias e chapéus. Nove costureiras se dedicaram à produção das peças. As roupas tiveram flores do Pantanal, arara-azul e tuiuiú com garças brancas.

 

O grupo apresentou o espetáculo 'Mato Grosso dançando o Brasil' (Foto: Salih Yildirim/Arquivo Pessoal)

O grupo apresentou o espetáculo 'Mato Grosso dançando o Brasil' (Foto: Salih Yildirim/Arquivo Pessoal)

A última participação em um evento internacional foi em dezembro de 2016, na Coreia do Sul. No evento realizado lá, o Flor Ribeirinha ficou com a segunda colocação e isso possibilitou o convite para o festival em Istambul.

O grupo apresentou o espetáculo ‘Mato Grosso Dançando o Brasil’, que possui desde o siriri até o folclore do Boi Bumbá, manifestação nascida em Parintins, que mostra a disputa entre os bois Garantido e Caprichoso. O grupo apresenta ainda o samba, oriundo do Rio de Janeiro, considerado uma das principais manifestações culturais brasileira.

Participavam da disputa grupos de vinte e seis países, sendo que o Flor Ribeirinha era o único representando o Brasil. O grupo levou ao palco um repertório de 20 minutos representando o norte, sudeste e Centro-oeste do Brasil na última quinta-feira, dia 3, e foi premiado no sábado, 5.

Em outubro de 2016, o grupo mato-grossense também se consagrou vice-campeão do maior festival internacional de dança folclórica de toda a Ásia e um dos maiores do mundo, realizado na Coreia do Sul, “Cheonon World Dnace Festival”.

Durante os 23 anos de experiência, o grupo Flor Ribeirinha já participou de todos os festivais de Siriri em Mato Grosso. Foi convidado para se apresentar em eventos nacionais em Santa Catarina; Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. O grupo se apresentou no Goal to Brazil, no Peru e no Paraguay. Reconhecido pela sua autenticidade e importância para o cenário artístico-cultural, se apresentou em festivais na França em 2014 e na Itália em 2015. 

Infra
Bic Banner