Infra
Bic Banner

Incêndio queima mais de 500 ha e é controlado em parque nacional de MT

Fonte: G1 MT
0
Views:
0

O incêndio que atingia a região do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, foi controlado ao final do dia desta quarta-feira (27). As queimadas já destruíram quase 500 hectares da área de conservação do parque. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), 30 brigadistas e militares do Corpo de Bombeiros tentaram apagar as chamas.

A estimativa do órgão, é de que aproximadamente 550 hectares de mata já foram queimados na região da Cachoeira do Véu da Noiva. Desse total, 295 hectares ficam dentro do Parque Nacional.

A região do Rio Mutuca, outra área afetada pelas chamas, 700 hectares foram destruídos, no entanto, apenas 203 hectares fazem parte da área de conservação.

De acordo com a assessoria do Corpo de Bombeiros, três caminhonetes e uma viatura, com capacidade de cinco mil litros de água, própria para o combate a incêndios florestais, foram enviados para a região do parque.

Brigadistas do  ICMBio estão com 30 bombeiros no combate a focos de fogo (Foto: Flávia Bertier/ ICMBio)Brigadistas do ICMBio estão com 30 bombeiros no combate a focos de fogo (Foto: Flávia Bertier/ ICMBio)

A corporação diz que 10 mil hectares já foram consumidos por queimadas em Chapada dos Guimarães.

Ainda segundo o ICMBio, por motivos de segurança as áreas atingidas foram fechadas para visitação. Foram fechados os seguintes locais: Mirante da Cachoeira Véu de Noiva, Cachoeira dos Namorados/Cachoeirinha e Cidade de Pedras.

Os atrativos abertos à visitação são: Vale do Rio Claro, Circuito das Cachoeiras, Morro São Jerônimo e Travessia; todos são acessados somente com acompanhamento de guias.

Não há informações se esses locais serão reabertos nesta quinta-feira (28).

Infra
Bic Banner