[pro_ad_display_adzone id="9377"]

Memorial a Rondon deve ser inaugurado em MT

Fonte: G1 MT
0

Iniciada em 2003, a obra em homenagem a Marechal Rondon em Mimoso, distrito de Santo Antônio do Leverger, município a 35 km de Cuiabá, deve ser inaugurada no dia 24 deste mês. Chamado de Complexo Turístico e Histórico de Mimoso, o Memorial Rondon está em fase de acabamento, informou a Secretaria de Estado de Cidades.

O memorial foi construído em homenagem a Cândido Mariano da Silva Rondon, o marechal Rondon. Nascido em Mimoso em 1865, ele foi militar, naturalista, indigenista e responsável pela demarcação de limites internacionais e pela implantação da política nacional indigenista – idealizou o Parque Nacional do Xingu. É conhecido ainda como o patrono das comunicações.

A obra foi idealizada para comemorar os 150 anos de Marechal Rondon, custou R$ 2,9 milhões e faz parte do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Turismo (Prodestur). O complexo turístico foi idealizado pelo arquiteto José Afonso Portocarrero com coautoria de Paulo Molina.

Memorial Rondon, em Mato Grosso (Foto: Chico Valdiner/Gcom-MT)Memorial Rondon, em Mato Grosso (Foto: Chico Valdiner/Gcom-MT)

Com referências indígenas, o Memorial Rondon tem mais de três mil metros quadrados, e vai abrigar atividades comunitárias e de apoio ao turismo, como comercialização de artesanatos, guias turísticos, informações aos visitantes, além de salas de exposições e uma biblioteca.

Depois de ter ficado mais de dez anos parada, a obra foi retomada pelo atual governo do estado. Inicialmente, a previsão era de inauguração em fevereiro. Depois, passou para abril e, agora, a expectativa é que seja inaugurada em duas semanas.

[pro_ad_display_adzone id="9377"]