Infra
Bic Banner

Mendes quer superar recorde chinês para montar ‘fonte musical’ antes da inauguração

Fonte: Repórter MT
0
Views:
2

A fonte musical adquirida da China para fazer a decoração e entretenimento do Parque das Águas, em Cuiabá, pode não ficar pronta a tempo para a inauguração da obra, agendada para o dia 18 de dezembro.

De acordo com o prefeito Mauro Mendes (PSB), o prazo de montagem do equipamento, informado pelos fabricantes chineses, é de, em média, 60 dias. Faltam apenas 24 dias para o evento da Prefeitura de Cuiabá.

 já havia antecipado o imprevisto. 

“Segundo os chineses, são necessários 60 dias. Vamos ver se nós somos melhores do que os chineses. Esse é o prazo que eles disseram que, normalmente, usam em outros lugares do mundo para o quais eles já venderam esse tipo de equipamento, na própria China e em outros países. Eles têm uma tradição de exportar para várias partes do mundo. Disseram que 60 dias são um prazo normal, usual para a montagem. Vamos ver se nós conseguimos superar o recorde dos chineses”, disse Mendes, em entrevista na quarta-feira (23).

O prefeito explicou que, independentemente da instalação da fonte, o Parque das Águas será inaugurado no próximo dia 18. Ele expicou que, na verdade, não é somente a fonte que fará parte da paisagem.

“Não é um equipamento apenas, são dez containers de equipamentos que estão vindo, são cinco equipamentos. É o show das águas, é o portal das águas, é o ‘flash zone’, que é uma fonte musical dançante para crianças, é o túnel de água, é a cascata com névoa, são cinco equipamentos que serão instalados no parque”, disse.

Mauro Mendes informou ainda que a equipe vai tentar instalar “o máximo possível” dos equipamentos, mas não deixará de recorrer "à ajuda divina".

“Vai depender um pouco de São Pedro, para parar de chover um pouco porque, historicamente, nunca choveu tanto em Cuiabá, como em novembro e outubro. E chuvas fortíssimas, o que causou alguns transtornos na obra. Foram chuvas muito fortes. Nós estávamos ainda em fase de terraplenagem, asfaltamento das pistas, mas estamos evoluindo razoavelmente bem. (…) Eu não sei quantos equipamentos estarão instalados até o dia 18, mas nós vamos tentar instalar o máximo possível”, afirmou.

CORRIDA CONTRA O TEMPO

Conforme o  também já havia revelado, os aparelhos comprados da China tiveram sua chegada atrasada em 15 dias por causa da greve dos auditores da Receita Federal.

Por conta disso, a encomenda foi embargada no Porto de Santos (SP), no último dia 5, o que demonstra que, mesmo que não houvesse esse problema, ainda haveria 10 dias a menos de prazo para a montagem da fonte para a inauguração do parque. 

“A Receita Federal do Brasil está em greve há algum tempo. A operação‘padrão’ prejudica todos os procedimentos de desembaraço aduaneiro, que é quando você faz uma importação e, neste caso, é a Prefeitura de Cuiabá que está importando o equipamento. Chegou no Porto de Santos no dia 5  e, normalmente, em três a quatro dias, faz-se o processo de transferência para o Porto Seco de Cuiabá, onde é feito o desembaraço. Lamentavelmente, isso nos fez perder 15 preciosíssimos dias, necessários para a montagem”, completou Mauro Mendes. 

Infra
Bic Banner