Transporte

Monitoramento do trânsito em Cuiabá será ampliado

Fonte: Cuiabá 300
0
Views:
1

A Prefeitura de Cuiabá e a Secretaria de Segurança Pública assinaram um Termo de Cooperação Técnica de compartilhamento do monitoramento eletrônico por câmeras. O termo foi firmado pelo prefeito Mauro Mendes, o secretário de Mobilidade Urbano, Thiago França, e o secretário de Segurança Pública do Estado, Rogers Jarbas na tarde desta quinta-feira (01), no Palácio Alencastro.

A parceria possibilitará a integração das câmeras de monitoramento do Centro de Controle de Mobilidade Municipal (CCM) com as câmeras do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Mato Grosso (CIOSP).

“A junção dos trabalhos entre os órgãos proporciona uma maior amplitude de monitoramento dos serviços de segurança pública e de trânsito. Estamos unindo o que cada um tem de melhor, para produzir resultados bons à sociedade. Trabalhando essa política de parceria com certeza, nossa cidade ganha em desenvolvimento”, destacou Mauro Mendes.

De acordo o secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França, o termo visa não só contribuir com segurança viária, mas também no contexto de segurança pública em um todo. “A integração do monitoramento traz um ganho de qualidade para nossa capital. São mais equipamentos e sistemas à disposição da segurança da população, que é o nosso maior objetivo”, disse.

Thiago lembrou que a fiscalização eletrônica não tem como objetivo somente multar e penalizar e que o cidadão hoje, tem um parâmetro negativo dessa fiscalização. “Ela traz outros benefícios à população. Esse termo assinado mostra isso. conseguiremos ampliar a gestão de tráfego da cidade, teremos mais imagens e também identificaremos com mais facilidade, os veículos furtados e roubados na cidade. A partir desse trabalho, a polícia é acionada e ajudaremos no combate à criminalidade no nosso município”, reiterou.

Com a integração, 130 câmeras serão interligadas na cidade, sendo 30 do município e 100 do Estado. A troca de informações acontecerá através do sistema OCR – abreviação para o inglês Optical Character Recognition – Reconhecimento Óptico de Caracteres, na tradução literal. Ou seja, é um sistema que faz o reconhecimento de caracteres a partir de um arquivo de imagens ou mapa de bits. No trânsito o sistema faz leitura das placas de veículos.

Participaram também do ato de formalização o coronel Rhayguno Setúbal, secretário  adjunto de Operações Integradas da Secretaria de Segurança,  o coordenador do Ciosp, coronel Bombeiro Marcos Hübner; e os diretores da Secretaria de Mobilidade Urbana, de Trânsito,  Gustavo Albino; de Transporte, Leopoldino Pereira.

Transporte