Transporte

Nos EUA, Emanuel Pinheiro busca recursos para os 300 anos de Cuiabá

Fonte: Folhamax
0
Views:
19

Em busca de financiamento a fundo perdido, de termo de cooperação técnica e para tentar inserir as comemorações dos 300 anos de Cuiabá no circuito internacional, o prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) desembarca hoje em Nova York para uma visita que se estenderá ao dia 22 com agendas também em Washington e Miami. 

Em Nova York, Emanuel Pinheiro visitará a ala da Expedição Rondon-Roosevelt no Museu de História Natural. A expedição foi liderada pelo marechal Cândido Mariano da Silva Rondon e o ex-presidente americano Theodore Roosevelt, nos anos de 1913 e 1914. Rondon nasceu em 5 de maio de 1865 na vila pantaneira de Mimoso, de Santo Antônio de Leverger, e que à época pertencia a Cuiabá. A memória de Rondon, maior herói mato-grossense e cuiabano de berço, será reverenciada no tricentenário da cidade em 8 de abril de 2019. 

Nas Nações Unidas, em Nova York, o prefeito proporá a inclusão de Cuiabá ao projeto de intercâmbio cultural entre cidades mantido por aquele organismo; a meta é usar a arte e a cultura cuiabanas para promover o tricentenário. No Departamento de Polícia ele conhecerá a Central de Controle e Semafórica. Emanuel Pinheiro reconhece que o trânsito de sua cidade é deficiente uma vez que os investimentos no setor não corresponderam ao aumento da frota de automóveis, motos e ônibus. Ele quer lançar mão de experiências positivas de cidades brasileiras e do exterior, nessa área. 

Em busca de recursos a fundos perdidos, Emanuel Pinheiro vai ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Washington para levar adiante um embrionário projeto de mobilidade e ambiental chamado de Cidades Sustentáveis. Cuiabá por ser a maior cidade banhada por rios formadores do Pantanal tem perfil para ser incluída ao programa. 

Emanuel Pinheiro espera assinar um termo de cooperação técnica com a gigante Microsoft. Esse entendimento não envolve desembolso financeiro, mas poderá resultar na transferência da empresa para Cuiabá de ferramentas voltadas para a Educação, estimadas em RS 13 milhões. 

A comunidade brasileira é grande em Miami e seu entorno. Emanuel Pinheiro visitará o consulado do Brasil naquela cidade em busca de apoio do corpo diplomático na divulgação dos 300 anos de Cuiabá. 

Também em Miami Emanuel Pinheiro visitará o pintor, artista plástico pernambucano e figura com trânsito internacional Romero Britto em busca de apoio para divulgar o tricentenário de Cuiabá. A diretora de arte e multimídia cuiabana Viviane Spinelli, radicada nos Estados Unidos desde 1994, acompanhará o prefeito em seu roteiro, e participará do encontro com Romero, com o qual mantém relações de cordialidade. O prefeito não deu detalhes do que pretende com o anfitrião, mas uma fonte da prefeitura revelou que ele apresentará uma proposta ao artista para incluir sua arte na divulgação da cidade. 

A primeira-dama Márcia Pinheiro e o titular da Secretaria dos 300 Anos, Júnior Leite, acompanham Emanuel Pinheiro. Ontem, o vice-prefeito Niuan Ribeiro (PTB) assumiu interinamente a prefeitura e permanecerá no cargo até o dia 23, quando de seu regresso a Cuiabá. Essa é a primeira viagem internacional do prefeito desde sua posse em janeiro deste ano. 

Transporte