[pro_ad_display_adzone id="9377"]

Opções de lazer e preços para curtir natureza na Baixada Cuiabana; saiba

Fonte: RD News
0

O feriado prolongado de Carnaval que dura até o meio-dia da quarta-feira (1º) de cinzas é tempo mais do que suficiente para aproveitar as diversas opções de lazer de aventura e natureza oferecidas por dois dos três biomas mato-grossenses na Chapada dos Guimarães (cerrado, distante cerca de 70 quilômetros da Capital), Nobres (cerrado, distante cerca de 190 quilômetros) e Pantanal (pântano, distante pouco mais de 100 quilômetros).

Mato Grosso é composto por três biomas: Cerrado, Amazônia e Pantanal. Dois deles, cerrado e pantanal, estão localizados na baixada cuiabana e podem ser muito bem aproveitados nesses quatro dias de folga.

Essas três locações têm infraestrutura turística, com hotéis e ou pousadas, guias turísticos, restaurantes de boa qualidade.  

Farto em rios de corredeiras e água cristalina, cachoeiras, montanhas, fauna e flora diversificados, o cerrado mato-grossense proporciona cenários paradisíacos e de aventuras. Em Chapada dos Guimarães, além da cidade e seu entorno em si, haverá o Carnaventura com a trilha das cachoeiras – um percurso que se estenderá por oito quilômetros e passará por pelo menos sete quedas d’água, entre as quais as cachoeiras Véu de Noiva, da Prainha, do Pulo e visitação à Casa de Pedra.

Para participar desse passeio, valores e demais informações podem ser obtidos pelos telefones  (65) 3054-3252 e (65) 99997-9271 ou pelo site da empresa Companhia de Aventura.

Ainda em Chapada, neste período de folga será possível conhecer uma das cavernas mais bonitas da região, por meio da excursão à Aroei Jari, nome indígena cujo significado – defendem alguns — significa morada das almas, além de ser a maior caverna de arenito do Brasil. O pacote do passeio inclui visitação à Ponte de Pedra, Gruta da Lagoa Azul e outros endereços tão bonitos quanto. Informações podem ser obtidas no telefone (65) 99917-6527 ou no site da Adrenalina MT.

Por fim, na região de montanhas, cachoeiras e cavernas, o guia turístico que ficou famoso por meio do programa Desafio em Dose Dupla, da Discovery Channel, Léo Rocha. Ele vai estar com duas turmas  em meio à natureza entre o sábado (25) e a terça (28) para ensinar sua expertise com técnicas de utilização do fogo, da água, alimentação indígena, uso de ferramentas, como utilizar abrigos naturais e outras coisas imprescindíveis à sobrevivência em ambiente natural. Informações podem ser obtidas diretamente pelo email contato@vivenciacomleorocha.com.br ou no site dele.

Quem estiver com disposição para se deslocar um pouco mais pode ir até Nobres e desfrutar de diversos passeios, entre os quais as flutuações nas águas cristalinas presentes no Aquário Encantado, rio Salobra, balneário Mirante do Cerrado e no balneário estivado. Com diversas opções de pacote, day use, equipamentos para a flutuação, como snorkel, coletes e sandálias, é possível escolher diversas configurações de estadia e alimentação. Todas disponíveis na agência de turismo Roma ou pelo telefones (65) 3376-2147 e 3376-1888, além do WhatsApp (65) 99939-1030 e o celular (66) 99649-4049.

Com vasta espécies de aves como a arara azul e o tuiuiú (símbolo do lugar), peixes, grandes mamíferos, como onça pintada, antas e capivaras, sem contar a infinidade de jacarés e outros répteis, o Pantanal mato-grossense explode em biodiversidade.

Divulgação

Nobres Cachoeira Serra Azul

Nobres, além dos rios em que dá pra ver peixes de qualquer ponto, também tem cachoeiras belíssimas, como a da Serra Azul

Lá há várias pousadas e hotéis, nos diferentes municípios localizados entre 50 e 240 quilômetros de Cuiabá, a partir de Santo Antonio de Leverger até Barão de Melgaço até Poconé e Cáceres.

Em Santo Antonio, opção garantida e fácil é a Pousada Sítio da Vovó, lugar bastante procurado por grupos e famílias em ambiente aconchegante e serviço de hotelaria de bom nível. Há modalidades de hospedagem e também day use neste período de feriado. O lugar funciona com chalés de madeira com ar-condicionado, televisão e frigobar. Eles oferecem passeioa a cavalo, de carroça e caminhadas, além de grupos de pesca em lagos ou no próprio rio Cuiabá. Consultas podem ser feitas no site da pousada.

Para aprofundar-se mais no Pantanal, a boa opção é o município de Poconé, onde está localizado o Hotel Sesc Pantanal. O grande problema é a procura, que aumenta e muito nesta época do ano. Quem quiser arriscar para ver se consegue algum dos muitos passeios oferecidos, além da hotelaria em nível de três estrelas, pode entrar no site da empresa.

Outra opção para a maior área alagada do país é a Pousada do Rio Mutum, localizada no município de Barão de Melgaço (a 113 km de Cuiabá). O local oferece uma infinidade de passeios que vão desde subidas dos rios da bacia do pantanal, pelo meio da mata e observação de pássaros. Vagas, preços e demais informações podem ser encontradas no site da pousada.

Por fim, opção considerada de bom custo/benefício e bastante procurada por cuiabanos e demais mato-grossense é o Hotel Mato Grosso Águas Quentes, localizado a 85 quilômetros de distância da Capital.

 A empresa ofereceu um pacote especial para os dias de folia a partir de R$ 500. A luta é para conseguir uma vaga. Quem quiser tentar a sorte pode acessar diretamente o link da promoção. Há pacotes no site que também incluem, como todo hotel, almoço, café e jantar, além da opção do day use. É só fazer as malas e ir.

[pro_ad_display_adzone id="9377"]