Infra
Bic Banner

Operações em Cuiabá e Várzea Grande reforçam policiamento

Fonte: Cuiabá 300
0
Views:
1

Várzea Grande recebeu na noite de sexta-feira (26.08) uma nova etapa da Operação Bairro Seguro, na modalidade de combate a roubos e furtos. Do Terminal de Integração André Maggi ao Cristo Rei, uma área que abrange 115 bairros recebeu reforço no policiamento ostensivo, com blitzes, bloqueios, rondas, abordagens e fiscalização de estabelecimentos comerciais.

Participaram da operação profissionais do 4º e do 25º batalhões, com o apoio do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Força Tática, da Guarda Municipal e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

"Juntos somos mais fortes. Estamos nos dedicando para trazer sensação de segurança às pessoas. A sociedade de bem merece esse esforço", disse o secretário de Segurança Pública, Rogers Jarbas.

A operação foi deflagrada às 17h. O primeiro objetivo, segundo o coronel Alessandro Ferreira da Silva, comandante do 2º Comando Regional, foi acompanhar a volta para casa em bairros com perfil residencial, como o Costa verde, Jardim Paula e Jardim Glória.

"Este é o horário em que as pessoas estão retornando para suas residências, em carros ou de ônibus. A estratégia é marcar presença e assegurar tranquilidade neste momento", disse o coronel.

No Terminal André Maggi, o efetivo da Guarda Municipal foi reforçado. Bloqueios foram montados nas principais entradas dos bairros. "O objetivo é cobrir toda a região central", disse.

Na região do Cristo Rei, a operação foi deflagrada às 19h e percorreu 19 bairros. Bloqueios simultâneos foram realizados nas pontes Sérgio Motta, Júlio Müller e Maria Elisa Bocaiúva (ponte Nova).

"No primeiro momento, faremos a segurança das vias, com abordagem de pessoas e verificação de veículos", disse a 2ª tenente Karem Maria Dantas Sanches, oficial de área do 25º Batalhão.

A segunda etapa da operação foi desenvolvida nos bares. Um levantamento prévio indicou estabelecimentos críticos, com denúncias de tráfico de drogas, porte ilegal de armas de fogo e frequentadores com histórico criminal.

O policiamento seguirá reforçado ao longo do final de semana.

PEDRA 90

A metodologia da Bairro Seguro também foi empregada em uma operação coordenada pelo 1º Comando Regional da PM na região do bairro Pedra 90. O trabalho foi iniciado na quinta-feira (25.08) e segue durante todo o final de semana, com a participação de equipes do 24º Batalhão PM, Ciopaer, ROTAM, BOPE, GOE e Batalhão de Trânsito.

A operação envolve o emprego de 24 viaturas e o apoio do helicóptero Águia. Somente no primeiro dia, foram abordadas 650 pessoas, além de verificados 119 veículos e 389 motocicletas. Foram aplicadas 71 notificações e quatro pessoas foram conduzidas por ocorrências como ameaça e furto.

"É fundamental que as pessoas possam se sentir seguras e que tenham a convicção de que as forças de segurança estão empenhadas nesta missão", disse o coronel Jorge Luiz de Magalhães, comandante do CR1.

BAIRRO SEGURO

A Operação Bairro Seguro, na modalidade de combate a crimes patrimoniais, foi deflagrada em todo o Estado no final do mês de julho.

Na avaliação do secretário de integração operacional, coronel PM Rhaygino Setúbal, os resultados alcançados são positivos.

“Acredito que a execução das atividades já apresenta bons resultados. Isso nos mostra que precisamos manter esse alinhamento para perceber as falhas e corrigi-las”, disse.

Setúbal defendeu ainda mais integração entre as forças para que o planejamento de execução do modal obtenha os resultados desejados.

“Cada região tem a sua necessidade de atuação. Precisamos atuar com base nestas demandas. Integrar as forças nos permite uma resposta rápida”, afirmou.

Infra
Bic Banner