Transporte

Parque Dante de Oliveira poderá ser realidade nos 300 anos da Capital

Fonte: Cuiabá 300
0
Views:
0

Após firmar parceria para dar celeridade às obras do Novo Pronto Socorro de Cuiabá, o prefeito Emanuel Pinheiro e o governador Pedro Taques, voltaram a se encontrar neste sábado (25), para vistoriar a reserva ecológica que abrigará o Parque Municipal Dante de Oliveira. O terreno que conta com cerca de 25 hectares, está localizado a pouco mais de três quilômetros do centro histórico de Cuiabá, às margens do córrego Ribeirão do Lipa e do rio Cuiabá, na principal fonte pública de abastecimento de Água.

Conforme explicou o prefeito Emanuel, o projeto original foi elaborado pelo engenheiro Antonio Carlos Cândia e visa além da conservação da fonte, oferecer uma estrutura completa com a construção de espaço de lazer, praça, mirante, centro cultural, área esportiva com vestiários, lanchonete, orquidário, borboletário, pista de caminhada, churrasqueira, área para equoterapia, mini-horto, deck (no Rio Cuiabá), área de camping, e um grande corredor de proteção ambiental no entorno do córrego até o Jardim Botânico.

“A ideia nasceu para proteger a nossa fonte captadora de água – que foi inaugurada no aniversário de 250 anos de Cuiabá. Agora as vésperas dos 300 anos, município e estado se unem para tornam realidade este projeto e entrega-lo de presente à Capital. Agora vamos avaliar se consideraremos a proposta original ou se faremos alterações”, pontuou o prefeito.

Na companhia do Secretário de Cidades, Wilson Santos – (que chegou a cogitar o inicio dos trabalhos em 2009 quando era prefeito), Pedro Taques lembrou que além dos recursos da compensação ambiental que podem ser usados em unidades de conservação ou parques, existem recursos alocados que já estão judicializados e que facilitam a ocupação da área por parques ou espaços públicos para preservação do meio ambiente. “Vamos falar com a Sema, e  buscar recursos com a parceria do deputado federal Fábio Garcia e demais parceiros para colocarmos em prática este projeto. O que está em questão é o benefício que Cuiabá receberá, com este novo cartão postal”, disse.

Presentes

Além de Wilson Santos, o deputado federal, Fábio Garcia, vereador Marcos Veloso, secretário José Roberto Stopa e o secretário-adjunto de Estado de Esportes, Leonardo Oliveira, também acompanharam a visita.

Transporte