Transporte

Prefeito quer uma Cuiabá moderna em 2019

Fonte: Diário de Cuiabá
0
Views:
0

Uma Cuiabá moderna, vibrante, em desenvolvimento e cultuando suas tradições. Essa cidade está no imaginário e nos projetos do prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB), que ocupa essa função há 70 dias e sobre ela revela com naturalidade que “estou feliz, entusiasmado e realizado ao exercer o cargo (de prefeito) na cidade onde nasci”. Cauteloso ao falar, para não permitir que a euforia sufoque a realidade, o prefeito descreve a cidade que projeta para 2019, o ano do tricentenário da fundação da capital mato-grossense. 

Em 8 de abril de 2019 quando a população sair às ruas em comemoração ao tricentenário, Cuiabá terá outra roupagem, assegura Emanuel Pinheiro. A cidade terá avançado na área de saúde, “não posso aceitar a saúde como ela se encontra”, desabafa o prefeito; o tratamento de esgoto estará bem próximo dos 100%; novas vias expressas e cerca de 300 quilômetros de novos asfaltos estarão incorporados à malha viária; mil vagas nas creches serão ofertadas à população que será em torno de 600 mil habitantes nascidos ou não em Cuiabá, “porque todos são verdadeiramente cuiabanos, pois cuiabano é quem vive e ama Cuiabá”, observa Emanuel Pinheiro. 

Além das receitas próprias o município tem portas abertas onde buscar os recursos necessários para tanto. Porém, não há química nem alquimia para levar adiante a meta do prefeito, que executa um orçamento ao fio da navalha. Os avanços ou não dependerão de sua forma de administrar. 

A folha salarial engole 47% das receitas correntes líquidas e Emanuel Pinheiro quer baixa-la para 45%. Cuiabá tem uma dívida de R$ 65 milhões em restos a pagar e deduzidos todos os compromissos mensais incluindo o duodécimo da Câmara Municipal, resta para investimento algo em torno de 5% da receita. Porém, há um ponto favorável: a prefeitura tem boa capacidade de endividamento, o que assegura canais de contratação de empréstimos e busca de recursos para que se possa investir de diversas áreas. 

O prefeito observa que o leque de obras e ações que planeja será facilitado pelo apoio que receberá do governo estadual. Emanuel Pinheiro considerada definitivamente sepultado o processo eleitoral onde esteve em lado oposto ao do governador Pedro Taques. Segundo ele, ambos são homens públicos responsáveis e “cuiabanos sempre prontos a trabalhar por Cuiabá”. 

Além do apoio de Taques o prefeito encontra respaldo na Assembleia Legislativa, onde cumpriu mandatos e mantém laços de amizade com os deputados. Somem-se a essa condição a sintonia entre ele e a bancada federal e o ministro da Agricultura Blairo Maggi. Emanuel Pinheiro comemora aquilo que chama de convergência da classe política em defesa de sua cidade e nesse contexto salienta “o importante apoio que recebo da Câmara Municipal”. O tricentenário se aproxima. O curso da administração mostrará se nele o prefeito ainda estará feliz, entusiasmado e realizado ao exercer o cargo.

Transporte