Transporte

Prefeitura acha coreto que será devolvido em 2 meses

Fonte: Diário de Cuiabá
0
Views:
1

A Prefeitura de Cuiabá estima que, em dois meses, o coreto que foi removido da Praça Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, mais conhecida como “do Porto”, seja devolvido aos cuiabanos. O monumento foi retirado para as obras de revitalização da orla ao longo do Rio Cuiabá. 

Em nota, a Secretaria Municipal de Obras Públicas informou que a retirada momentânea do coreto foi necessária para que também passasse por um processo de revitalização. “A previsão da Secretaria é de que, em até 60 dias, o monumento seja devolvido para a sociedade cuiabana, em perfeito estado e como suas características originais preservadas”, afiançou. O lugar para onde foi levado, não foi informado. 

De acordo com informações da prefeitura, a praça bem como o coreto é tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural do município. A medida é uma forma de garantir a preservação de bens de valor histórico, cultural e arquitetônico de uma cidade. Com isso as características originais não podem ser modificadas. 

As obras de recuperação do local foram entregues no fim do ano passado pelo ex-prefeito, Mauro Mendes. Porém, o trabalho não foi totalmente concluído. Exemplo disso é o obelisco comemorativo ao bicentenário da fundação de Cuiabá oferecido por Corumbá (MS) e inaugurado em abril de 1920, que está com a base quebrada e rabiscada. O mesmo ocorre com o monumento ao lado. 

Além da remoção do coreto, várias árvores foram derrubadas para as obras de revitalização da orla e da praça, que recebeu o nome em homenagem a Luiz de Albuquerque, quarto governador e capitão-general da capitania de Mato Grosso, no fim do século XVIII. 
 

Transporte