Infra
Bic Banner

Prefeitura anuncia ponto de ônibus com ar-condicionado e movido a energia solar

Fonte: Olhar Direto
0
Views:
9

A obra de revitalização da Praça Alencastro, promovida pela Prefeitura de Cuiabá, deverá ser concluída até o início do mês de julho, segundo o prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB). A reforma prevê o plantio de novas árvores, troca de piso e fiação elétrica, reforma do coreto, revitalização da fonte e, conforme anunciado pelo prefeito na manhã desta segunda-feira (10), a Praça irá contar com o primeiro ponto de ônibus climatizado da Capital.

“Estamos reformando a Praça Alencastro e, até o final de julho, vamos devolver esse cantinho querido. Resgatando a tradicional fonte luminosa, reformando todos os equipamentos, embelezando a praça e ainda entregando uma estação de parada de ônibus que vai ser modelo para toda a cidade, climatizada, com acessibilidade e funcionando com energia solar”, prometeu o prefeito, durante o lançamento da 26ª edição do Programa Peixe Santo.

O processo licitatório de reforma da Praça Alencastro teve início ainda na gestão do ex-prefeito Mauro Mendes (PSB), mas as obras só puderam começar na gestão atual. A praça – uma das mais importantes da Capital – já possui 135 anos e nunca havia passado por reforma.

O atual ponto de ônibus da praça deverá dá lugar a duas novas estações: uma para embarque e outra para desembarque de passageiros. De acordo com o projeto, o local deverá abrigar até 192 pessoas sentadas, será fechado com portas de correr e climatizado com painel solar.

A expectativa do prefeito é expandir a ideia de revitalização dos espaços públicos, bem como a implantação das estações de ônibus climatizadas para outros locais da cidade. “Eu pretendo implantar esse modelo em todos os terminais e nas paradas de ônibus em toda a Cuiabá. É a humanização e o respeito ao meu povo, que é a meta da minha gestão”, disse Emanuel Pinheiro.

“Revitalizando a Praça Alencastro, vamos revitalizar a Praça Ipiranga que também já possui projeto. Já determinamos que a Seplan [Secretaria de Planejamento] procure o Iphan e realize um estudo de possibilidade da revitalização da Praça da República, porque ela é tombada e infelizmente eu não posso fazer revitalizações tão profundas. Mas nós vamos definir o que pode ser feito”.

“Pinheirão”

Durante o lançamento do Peixe Santo, que ocorreu na Praça da República, o prefeito também anunciou a implantação das linhas expressas que partirão dos bairros Pedra 90 e Parque Cuiabá, sentido Centro.

As linhas receberam o nome de “Pinheirão” e começaram a circular nesta segunda-feira. A previsão é que já na próxima semana seja lançada também a linha expressa no bairro Osmar Cabral.

“7h da manhã peguei um ônibus com toda a equipe – secretário Antenor Figueiredo coordenando – lá do Pedra 90 e lançamos a linha expressa do transporte humanizado, que carinhosamente ganhou o apelido de ‘Pinheirão’. É uma linha rápida, ágil e que respeita os usuários do transporte coletivo”, afirmou o prefeito.

No Pedra 90, a nova linha contará com dois ônibus extras, com saídas programadas para às 6h e às 6h30. O veículo irá fazer somente duas paradas, a primeira no viaduto da MT-040 e a segunda no viaduto Clóvis Roberto de Queiroz, o viaduto da UFMT. O ponto final da linha expressa será a Praça Maria Taquara.

Já a linha do Parque Cuiabá contará com três veículos extras e fará as mesmas paradas na Avenida Fernando Corrêa. A saída desta linha está programada para às 5h30 e o ponto final será na Praça Bispo Dom José. 

Infra
Bic Banner