Infra
Bic Banner

Prefeitura deve instalar semáforos ‘inteligentes’ que abrem de acordo com o trânsito em Cuiabá

Fonte: Olhar Direto
0
Views:
21

O secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Antenor Figueiredo, informou ao Olhar Direto que o parque semafórico de Cuiabá deverá ser todo trocado até o aniversário de 300 anos da capital mato-grossense. A intenção é trazer aparelhos ‘inteligentes’ e que tragam o mínimo de problemas para os condutores. Segundo o titular da pasta, os de hoje “quando dá um trovão já apagam”.
 
“O prefeito já pediu que tenhamos atenção especial com o nosso parque semafórico. Estamos trazendo semáforos de ponta para Cuiabá. Os nossos tem mais de 20 anos, estão totalmente defasados. O sistema é muito ruim. Quando dá um trovão eles já apagam, não tem uma reserva que segure”, explicou o secretário.
 
A intenção da secretaria é trazer equipamentos com tecnologia de ponta: “Estamos analisando semáforos inteligentes, que abrem onde o trânsito está mais tumultuado, através do laço virtual, onde ele foca e ‘entende’ que aquele sentido está precisando ser liberado. Teremos um equipamento de primeira linha instalado em Cuiabá”, garantiu Antenor.
 
As mudanças, ainda conforme o secretário, serão gradativas: “Esperamos que até o aniversário de 300 anos da cidade tenhamos um novo e moderno parque semafórico em Cuiabá. Queremos um trânsito ainda melhor e estamos trabalhando para isto, para resolver estes gargalos”.
 
Trincheiras e viadutos
 
O prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) tem tido uma atenção especial com o trânsito neste início de mandato. O peemedebista projeta e busca recursos para a construção de pelo menos um viaduto e uma trincheira em Cuiabá. Um dos pontos que deve receber obras é a rotatória da avenida Beira Rio com a Tancredo Neves.
 
Temos hoje três grandes gargalos na nossa malha viária. Na avenida Beira Rio com o Córrego do Barbado, chega quatro horas da tarde você não anda mais. Tem trânsito de todos os lados. Para este ponto, o prefeito Emanuel Pinheiro já tem um projeto de colocar um viaduto. Estamos buscando recursos do Governo Federal. Mas já vamos tomar providências de imediato”, disse ao Olhar Direto o secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Antenor Figueiredo.
 
Outro ponto destacado pelo secretário é o cruzamento das avenidas das Torres e Itália: “O prefeito está conversando com a nossa bancada federal para construir uma trincheira neste local. Estamos analisando o que é melhor para a população e para o trânsito. Precisamos dinamizar”.
 
“Estamos estudando também fazer as chamadas ‘reversas’ na avenida do CPA. Ela consiste em abrir mais uma malha viária na contramão, como é feito em outras cidades. Dependendo do fluxo, podemos jogar os carros na mão contrária com divisórias e os agentes auxiliando. Estamos trabalhando e nos preparando para que no segundo semestre coloquemos tudo em prática”, acrescentou o secretário.
 
Passarelas
 
A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) enfim conseguiu encontrar um local para a construção de uma passarela, em frente a Rodoviária de Cuiabá, na avenida Marechal Deodoro. O projeto já está sendo elaborado pela pasta, que pretende por fim ao gargalo que atinge a região. As obras devem ter início no ano que vem e ainda não há estimativa de quanto os trabalhos devem custar.
 
Ainda conforme o secretário, outros pontos de Cuiabá também devem receber a travessia elevada: “Nós temos três projetos de passarela. A primeira é no Atacadão, no bairro Porto, a segunda na Rodoviária e a última próximo ao Hospital Santa Rosa, na avenida Miguel Sutil. Naquele ponto o semáforo é botoeira e tem um fluxo muito grande de pessoas”.

Infra
Bic Banner