Transporte

Prefeitura lança a ‘faixa cidadã’ em Cuiabá

Fonte: Da Redação
0
Views:
27

Faixa Cidadã, a nova medida para conscientizar sobre o trânsito foi lançada nesta quarta-feira, 31, pelo prefeito Emanuel Pinheiro. A campanha, iniciada em frente da Escola Estadual Presidente Médici, na Avenida Mato Grosso, observa a prioridade do pedestres nas travessias. “Estamos observando a mudança de mentalidade e de conceito da população no trânsito. A responsabilidade é de todos, pedestres e motoristas”, disse o prefeito.

Apesar de ressaltar a prioridade do pedestre, Pinheiro lembra que a pessoa deve alertar o motoristas sinalizando com a mão que pretende atravessar a rua ou avenida, evitando atropelamentos. “O pedestre é prioridade independente de semáforo. Basta que ele chegue na Faixa Cidadã e levante a mão e sinalize que quer atravessar”, afirmou.

A campanha teve repercussão positiva dos motoristas que trafegavam no local. Eles são unânimes na defesa dos pedestres nestas travessias. “Extremamente educativa para que possamos ter um trânsito seguro”, disse o publicitário Sandro Oliveira.  

Mara Fernanda, Assistente Social, propôs a continuidade da campanha por um período mais longo.  “Nós temos que ter esse processo educativo de preferência o ano inteiro ou semestral”, avaliou.

João Paulo, advogado, demonstrou satisfação ao saber que a Faixa Cidadã será implantada em todas as regiões de Cuiabá. “Estou gostando da iniciativa que vai preservar os pedestres que não são respeitados”,

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, as campanhas têm sido extremamente importantes para a qualidade de vida no trânsito. “Tem que haver o respeito para o pedestre. A lógica tem sido inversa com veículos que não param e causam os acidentes”, disse.

O secretário lembra que os pedestres devem ficar atentos para os locais onde têm os semáforos mesmo que haja a Faixa Cidadã. De acordo com informações da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), no período de janeiro a abril deste ano, foram registrados 30 acidentes com vítimas fatais, incluindo atropelamentos.

Conforme levantamento da Secretaria, a maioria das vítimas é de jovens com idade entre 18 e 25 anos. A campanha Faixa Cidadã será ampliada gradativamente para outros 19 pontos da cidade, considerados áreas com grande número de ocorrências de acidentes de trânsito. Atualmente, a frota de Cuiabá é de 402.411 veículos para um total de aproximadamente 600 mil habitantes, conforme último censo do IBGE.

A campanha será massificada em todas as redes sociais e veículos de comunicação da capital com o objetivo de chamar a atenção da população para a prevenção e conscientização. “Fazemos um apelo para a população que não desrespeite a sinalização e tenha a paciência no trânsito mesmo quando estiver congestionado por algum motivo, porque se não a campanha não terá o efeito esperado”, explicou Antenor.

Transporte