Transporte

Prefeitura projeta “Museu Digital 300 Anos”

Fonte: Cuiabá 300
0

A Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, por meio, do secretário-adjunto de Turismo, Marcos Fabricio, em companhia da Secretária Nacional de Qualificação e Produção do Turismo, Teté Bezerra reuniram-se, nesta sexta-feira (24), no salão Nobre do Palácio Alencastro, com uma comissão responsável por criar o projeto de implantação do “Museu Digital 300 Anos”.

A partir desta reunião, foi composta uma equipe de profissionais, que formarão um conjunto de ideias, para conceber O museu tecnológico, com a proposta de contar histórias dos 300 anos da capital, utilizando recursos da era digital, de maneira interativa.

“A pedido do Prefeito Emanuel Pinheiro, nos reunimos com a representante do Ministério do Turismo Teté Bezerra, as professoras Maria e Onélia Rosseto, o arquiteto Lauro Boa Sorte e demais servidores da Pasta. Este ainda é um projeto embrionário, porém demos a largada para planejarmos todos os detalhes de sua concepção, para que em seguida possamos apresentá-lo ao prefeito”, disse Marcos Fabricio.  

Para Cuiabá o “Museu 300 Anos” será uma oportunidade inédita de mostrar a historia de Cuiabá e de Mato Grosso, de outra forma, a partir das concepções de tempo e espaço. Lembrando que a história desta localidade é muito antiga, de 10 a 15 mil anos atrás. A pesquisa histórica será liderada pela Professora Doutora em História Social, Maria Rosseto Silva,  que recebeu a proposta com grande empolgação.   

“A iniciativa desta gestão em fazer esse projeto é louvável. Nunca houve nada parecido. Por isso pretendemos nos empenhar na realização, que além de comemorar os 300 anos, vamos poder representar um pouco, todas as populações de Mato Grosso. Portanto, faremos um projeto abrangente, significativo e que contemple diversas etnias,” ressaltou a doutora.  Ela ainda manifestou que a concepção principal, será vinda da própria história dos museus de Cuiabá, e a partir daí considerar suas diversas modalidades e o acervo que eles apresentam.

A secretária nacional de qualificação e produção do turismo Teté Bezerra, recordou que esta foi uma das propostas de campanha do prefeito. Com o objetivo de fazer com que a cidade possa ter um referencial contada de maneira moderna e contextualizada.  

 “Cuiabá com toda sua história de construção transcendental passou por inúmeras uma transformações que serão reveladas através da chegada deste museu digital. E com a proteção do turismo, o visitante poderá ter mais instrumentos e locais que os possibilitem conhecer essa historia, podendo transportá-los em cada momento especifico, levando-as a uma experiência única vivida. E o prefeito Emanuel Pinheiro solicitou que o ajudássemos, e estamos aqui, para contribuir para que esse sonho se realize,” revelou Tete Bezerra.

Para abrigar o Museu o nome sugerido durante a reunião, foi o antigo Cine Bandeirantes.

Transporte