[pro_ad_display_adzone id="9377"]

Prefeitura trabalha no acabamento para inaugurar Praça Alencastro

Fonte: Da Redação
0

A dois dias da inauguração, a Prefeitura de Cuiabá ultima os detalhes para entregar a Praça Alencastro à população, na próxima quinta-feira (28), às 19h, data em que o local completa 135 anos.    

Cerca de 60 trabalhadores dão os últimos retoques de acabamento, limpeza do material de construção empregado na obra e testes na iluminação. O espaço tem pisos antiderrapantes e rampas de acessibilidade, corrimãos, além da fonte luminosa.

O cabeamento elétrico da praça é subterrâneo para facilitar também o tráfego no local. Bancos e o projeto de jardinagem já foram instalados.

História

A praça foi inaugurada em 28 de setembro de 1882, recebendo o nome do seu criador, o então presidente da Província de Mato Grosso, coronel José Maria de Alencastro, que assumiu o cargo no ano anterior, enfrentando grande resistência quando decidiu construir o local.  

De acordo com o historiador e geógrafo, Aníbal Alencastro, quinta geração da família, ao longo de muitas décadas o espaço chamado, também de Jardim Público, teve grande importância na vida social de Cuiabá, pois era o lugar onde as famílias se reuniam para conversar e contar as novidades do Brasil e do mundo, que eram muito difíceis de chegar por estas bandas antes dos revolucionários telégrafos, instalados pelo Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.

“Resgatar um pouco desta história do país no mês em que se comemora a Independência torna um atrativo histórico-cultural à parte. Já que durante muitos anos, o lugar foi palco de encontro de jovens, de shows artísticos, de retretas da banda do 16º BC, de tocatas de mestre Inácio, nos finais de semana e datas cívicas. Para ter uma ideia, ele teve outros feitos importantes em Cuiabá, como por exemplo, a Caixa d’Água Velha, onde era armazenada a água que abastecia toda a cidade, hoje Museu da caixa D´água”, revelou Anibal.

Desde a sua inauguração, a praça abriga bustos que homenageiam grandes personagens da história de Mato Grosso, passando por períodos importantes da historia do país, os primeiros foram: Arnaldo Estevão de Figueiredo, Joaquim Murtinho, Marechal Rondon, Eurico Gaspar Dutra e Estevão de Mendonça e Dom Aquino.

Foi na década de 70 que a Praça Alencastro teve seu auge com uma atração que empolgava multidões, principalmente crianças: a fonte luminosa”, instalada em 1965, na administração de Vicente Emílio Vuolo. O sobe e desce das águas encantava as famílias que ficavam nas imediações para desfrutar o colorido das águas coloridas.

[pro_ad_display_adzone id="9377"]