[pro_ad_display_adzone id="9377"]

Primeiro Museu de História Natural de MT deve ser instalado em 2017

Fonte: G1 MT
0

O primeiro Museu de História Natural de Mato Grosso deve ser instalado em Cuaibá, a partir do início de 2017. O local será instalado onde atualmente funciona o Museu de Pré-História, na Avenida Beira Rio, na capital. O local terá exposições, oficinas, palestras, workshops e cursos para professores, alunos e comunidade em geral. As atividades serão gratuitas ou, quando cobradas, terão preços populares.

Além do acervo de fósseis de animais pré-históricos da região, o espaço contará com diversas produções da expressão cultural, arqueológica e científica do povo de Mato Grosso. Até a inauguração do novo espaço, o Museu de Pré-História ficará fechado para a visitação do público.

A gestão do novo museu será feita através de uma parceria entre uma Organização da Sociedade Civil (OSC) e a Secretaria Estadual de Cultura (SEC-MT). A instituição civil responsável, que será selecionada através de edital, desenvolverá atividades na área de difusão e formação.

A primeira envolve a gestão administrativa e econômica do espaço e uma programação que inclui curadoria, exposições de curta, média e longa duração, pesquisa, mapeamento, reserva técnica, gerenciamento de programação e plano de comunicação.

A previsã é que o museu deve ser inaugurado no início de 2017 (Foto: Divulgação/Instituto Ecoss)A previsão é que o museu deve ser inaugurado no início de 2017 (Foto: Divulgação/Instituto Ecoss)

A área de formação será destinada ao gerenciamento da oferta de demanda de cursos, oficinas, workshops, encontros, simpósios e similares. As atividades deverão ser ofertadas de forma gratuita ou a preços populares. Toda a renda obtida deverá ser revertida para o desenvolvimento ou ampliações de ações da OSC no museu, segundo a organização.

Acervo
O Museu De Pré-História, que está localizado na Casa Dom Aquino, na capital, foi inaugurado no dia 7 de setembro de 2006. O espaço abriga atualmente um acervo paleontológico de fósseis de animais da região que estão organizados cronologicamente, representando a evolução biológica através das eras geológicas.

Além de fósseis como o da preguiça gigante e de dinossauros, o museu conta também com itens confeccionados por hominídeos pré-históricos como pontas de lança de pedra lascada, machadinhos de cera e fragmentos de cerâmica. Todos esses objetos estarão expostos no Museu de História Natural.

A previsão é que o lançamento do novo museu deva acontecer no início do próximo ano.

[pro_ad_display_adzone id="9377"]