Infra
Bic Banner

Público e comerciantes enaltecem reforma da Praça da Alencastro

Fonte: Da Redação
0
Views:
46

A Praça Alencastro está aberta ao público desde a noite desta quinta-feira (28). O prefeito Emanuel Pinheiro fez a entrega simbólica da área, já que a inauguração está prevista para um prazo de 90 dias quando será concluída a obra do terminal de ônibus, ao lado da praça.

Preocupado com o fluxo de pessoas que circulam pelo centro da Capital, o prefeito decidiu entregar a praça à população, o quanto antes, por entender o contratempo da reforma na área central. Dez personalidades da história de Mato Grosso são homenageados no local.

“Aqui estão os estadistas, prefeitos ou governadores de Cuiabá que tiveram seu gabinete no Palácio Alencastro contribuíram para nossa história. Eu gostaria de estar inaugurando, mas preferi deixar para fazer ao entregar o complexo todo da Praça Alencastro. Tenho certeza que os cuiabanos se sentirão prestigiados e orgulhosos ao ver uma praça linda, limpa, iluminada, segura, com uma fonte luminosa toda remodelada e um terminal de ônibus climatizado e com temporizador de partida do seu ônibus. Por isso, achei melhor entregar o serviço completo. Peço todos um pouco mais de paciência porque vocês terão aqui um local símbolo de orgulho e de conforto no seu dia a dia”, explicou Pinheiro.

A praça foi entregue toda Iluminada por lâmpadas de Led, dez postes com quatro luminárias cada, cabeamentos subterrâneos para evitar acidentes e facilitar o tráfego local, lixeiras, floreiras com assentos de madeira, contendo ainda, em cinco delas árvore do tipo murta e oito palmeiras imperiais e com a fonte luminosa.

A geóloga Ariele Lima de Moraes gostou da reforma. “Tomara que continuem cuidando desta nova revitalização e da iluminação, que está agregando valor à cidade. O prefeito está de parabéns por ter investido e Cuiabá 300 anos vai ficar mais linda ainda.

“Eu passava aqui antes dava medo, a praça acabada, pensava será que algum dia ela vai voltar pra nós. Quando vi os tapumes aqui nem acreditei e mesmo sabendo que era pra melhor, a reforma causou certo transtorno pra gente que passa aqui diariamente. Ainda bem que o prefeito teve a sensibilidade de acelerar a reforma, mesmo ainda faltando o terminal de ônibus, agora podemos circular por aqui com mais segurança”, agradeceu Neidenir da Silva Leite, presidente do bairro Nova Canaã.

O presidente da Associação dos Lojistas do Centro, João Batista de Abreu, esteve na Praça e mostrou as fotos de como era o local antes da reforma. “Há mais de dois anos e meio nós estamos pedindo essa revitalização, mas graças a Deus concluiu. A nossa Associação pretende fazer uma parceria com a prefeitura para colocar segurança 24 horas, para que as famílias que moram por aqui possam descer e usufruir desse novo espaço de lazer. Estou muito feliz com nosso prefeito e espero voltar logo pra ver a inauguração do terminal”, conferiu João Batista.

“Gostei da reforma. Estava precisando muito e Tomara que não volte mais ficar do jeito que era… Esses dias que estava fechada, eu tinha que arrodear quase ela toda pra chegar na 12 de Outubro, onde trabalho. E venho de lá, geralmente, tarde e passar por aqui era um risco muito grande, principalmente à noite. Agora espero que a prefeitura mantenha o local limpo e seguro e que as pessoas tenham consciência e não estraguem nosso patrimônio”, ponderou  a cabeleireira Cilene Soares dos Santos.

Neste dia 28 de setembro a Praça Alencastro completou 135 anos. 

 

Infra
Bic Banner