Transporte

Revitalização do Porto Cuiabá deve ser entregue nesta quinta-feira

Fonte: G1MT
0
Views:
3

Iniciada há quase três anos, a revitalização da região do Porto de Cuiabá deve ser inaugurada na noite desta quinta-feira (22). Orçada em R$ 28 milhões, a construção deverá ser entregue à população ao custo final de R$ 15 milhões, informou a prefeitura. Inicialmente, a obra havia sido projetada para ser uma das atrações turísticas da última Copa do Mundo, realizada em 2014.

A ideia do projeto, intitulado Porto Cuiabá, é melhorar a realidade de abandono na região do Porto da capital mato-grossense. A área é conhecida como ponto de uso de drogas, prostituição e assaltos. Para tentar mudar isso, o poder público investiu na revitalização da parte física, como o prédio do Mercado Público e outras construções históricas.

Na região, a prefeitura construiu calçadão com ciclovia, áreas de contemplação, estacionamento, deu início ao novo aquário municipal e ergueu locais para funcionamento de bares, cujas concessões já foram licitadas. Segundo a prefeitura, um bar já está em funcionamento.

O Porto Cuiabá contempla também a revitalização das praças major João Bueno e Luís de Albuquerque, recuperação nas principais do bairro Porto, e a reforma das calçadas.

A prefeitura disse que o projeto foi executado em sua totalidade e que, com exceção do aquário, as outras intervenções já estão prontas.

Redução
A redução nos custos da obra foram possíveis porque a prefeitura trocou o muro de contenção e concreto armado para muro de contenção e gabião. Outra medida que diminuiu o valor de execução do projeto foi o uso da mão de obra dos operários da Secretaria de Obras Públicas para fazer a parte do aterro.

Problemas sociais
Questionada sobre os problemas sociais do Porto, a prefeitura disse que foram feitos trabalhos pela Secretaria de Assistência Social na região e que houve, ainda, o fechamento de casarões onde funcionavam pontos de prostituição.

Transporte