Infra
Bic Banner

SEC lança edital para gestão compartilhada do Memorial Rondon, em Mimoso

Fonte: Cuiabá 300
0
Views:
0

A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) lançou edital para a gestão compartilhada do Memorial Rondon, localizado em Mimoso. As inscrições estão abertas até o dia 31 de março e os termos do chamamento público estão disponíveis no site da SEC. O contrato de gestão terá duração de cinco anos e irá vigorar de 2017 a 2021. Os valores repassados à instituição vencedora do certame foram revistos e ampliados, o que irá impactar positivamente nas atividades realizadas e na programação ofertada à sociedade.

Caberá à Organização da Sociedade Civil (OSC) selecionada operacionalizar o funcionamento do equipamento cultural como promotor da sustentabilidade econômico-financeira e ambiental, do turismo e cultura, de ações de desenvolvimento econômico e humano, democratizando e fortalecendo o acesso à educação e cultura de forma sustentável e continuada, garantindo o acesso dos cidadãos aos bens e serviços culturais e turísticos e valorizando a diversidade da cultura mato-grossense.

A gestão do Memorial deverá ser estruturada em três áreas de atuação: gestão, sustentabilidade e difusão/formação. Entre as ações previstas para serem desenvolvidas no espaço estão a preservação da memória do povo mato-grossense através da pesquisa, salvaguarda, documentação, exposição e ação educativo-cultural, com enfoque temático sobre história, cultura e geografia de Mato Grosso; o incentivo, o apoio, a promoção e a realização de palestras, cursos, oficinas e workshops, ações educativas, formação para equipe técnica, alunos, professores e comunidade geral sobre temas ligados ao seu campo de atuação.

Uma vez que as áreas de sustentabilidade e formação perpassam ações interinstitucionais, tais como educação, turismo, empreendedorismo, desenvolvimento econômico, científico e tecnológico, será estabelecida parceria institucional com as secretarias de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Ciência e Tecnologia (Seciteci) para financiar as despesas com o Memorial.

As inscrições e os recursos deverão ser protocolados na Secretaria de Cultura do Estado de Mato Grosso, localizada na Avenida José Monteiro de Figueiredo (Lava Pés), 510, bairro Duque de Caxias, CEP 78043-300, Cuiabá/MT, Fone (65) 3613-0232, no horário de expediente vigente

O Memorial

Inaugurado em 24 de agosto do ano passado, o Memorial Rondon é uma homenagem ao patrono das comunicações, Marechal Cândido Rondon. Possui estrutura construída sobre palafita, em formato circular e telhado com brises de metal, que remete a ideia de oca. Está localizado na avenida principal do Distrito de Mimoso, no município de Santo Antônio de Leverger, próximo às baías pantaneiras de Sia Mariana e Chacororé e do Rio Mutum.

O local teve projeto iniciado no ano de 1997 e obras iniciadas no ano de 2001. Nos últimos anos, a obra chegou a ser retomada diversas vezes, porém nunca foi finalizada. Em março de 2015, em comemoração aos 150 anos de Cândido Rondon, foi assinado termo de cooperação entre as Secretarias de Estado das Cidades (Secid-MT) e a de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT) para retomada definitiva da obra. Ao todo, foram R$ 2.979.377,18 de investimentos dos Governos Estadual e Federal. 

Acesse AQUI o edital de chamamento.

Infra
Bic Banner