Transporte

Secretaria lança campanha para arborizar Cuiabá

Fonte: Cuiabá 300
0
Views:
0

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos lançou nesta quarta-feira (22) a 2º edição do programa “Plante uma Árvore”. Com o lema “Respire essa ideia”, a campanha visa incentivar os moradores da Capital a realizarem o plantio de árvores nativas remanescentes e exóticas, com o perfil adequado para serem cultivadas em áreas urbanas. O ato de lançamento aconteceu na sede da Secretaria e contou com a presença dos vereadores Marcos Veloso e Felipe Wellaton.

De acordo com secretário José Roberto Stopa, nesta fase inicial estão sendo disponibilizadas 10 mil mudas de diversificadas espécies, divididas entre frutíferas e não frutíferas. O gestor explica ainda que todas as pessoas ou instituições podem participar do projeto e ajudar a tornar Cuiabá uma cidade cada vez mais verde.

“Tínhamos o título de Cuiabá Cidade Verde e perdermos, mas queremos recuperar isso. O programa foi uma forma encontrada para transmitir às pessoas a importância de ter uma cidade arborizada. Até para que consigamos amenizar a alta temperatura que é tradicional em nosso município”, disse.

Para este ano o projeto apresenta uma grande novidade. As primeiras 100 pessoas que acessarem a página no Facebook da Secretaria de Municipal de Serviços Urbanos e se inscreverem no programa, a Secretaria irá à casa do morador para realizar o plantio e dar orientações de como cuidar da planta. Cada residência pode receber até duas espécies diferentes e para que o pedido seja validado o inscrito deve informar o nome completo, endereço, contato e as mudas escolhidas.

“Apenas os primeiros 100 inscritos receberão as plantas em suas casas. No entanto, este é um programa permanente e todos os interessados podem dar continuidade ao projeto indo até o Horto Florestal e lá também receberão gratuitamente duas mudas para plantar na calçada ou até mesmo próprio quintal da residência”, destacou Stopa.

Conforme o vereador Marcos Veloso, o ato de distribuição de mudas é algo extremamente importante para reflorestar o ambiente urbano e melhorar a qualidade de vida dos que vivem nessa área. “A preocupação com o meio ambiente não deve existir apenas na zona rural. Ela deve acontecer também no perímetro urbano, que é onde 80% da população vive”, pontuou o parlamentar.

Mudas disponíveis

Ao todo foram disponibilizadas 18 espécies diferentes para a escolha da população, sendo divididas entre frutíferas e mudas para calçadas. As frutíferas são: Amoreira, Bacupari, Cajueiro, Mamoeiro, Tamarindeiro, Urucum, Jabuticabeira, Jenipapeiro e Pitangueira.

As de calçada são: Ipê Amarelo, Ipê Branco, Ipê Roxo, Ipê de Jardim, Pata de Vaca, Chuva de Ouro, Nim, Dama da Noite e Saboneteira. 

Transporte