Transporte

Semana tem previsão de chuvas na Capital e calor de 40 graus

Fonte: Repórter MT
0
Views:
0

A segunda-feira (15) amanheceu com sol forte e clima seco em Cuiabá com termômetros marcando 30 graus antes das 8h da manhã, mas segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) há previsão de chuva para a tarde e noite de desta segunda em pontos isolados da capital.

Nesta tarde, segundo o Inmet, o clima deve ficar parcialmente nublado com possibilidade de chuva a qualquer momento. Conforme o instituto, sexta-feira (19) é o dia que a capital deve receber o maior volume de chuva com 5 milímetros que segundo os meteorologistas representa uma chuva de intensidade moderada.

Ainda segundo o Inmet há previsão de pancadas de chuva a qualquer momento durante toda a semana até o próximo sábado (20), com maior probabilidade registrada entre o período da tarde e noite

Apesar da probabilidade de chuva, o Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostra que os termômetros podem registrar a máxima de 40 graus na próxima quarta-feira (17) na capital. Já o Imet aponta para a mesma data a máxima de 38 graus, com chuva a qualquer momento em pontos isolados.

A última chuva registrada em Cuiabá foi em 3 de junho, quando foi atingida a marca de 7,2 milímetros, desde então a população cuiabana tem sofrido os efeitos do tempo seco,  característico do fim de inverno.

Os moradores da capital, que enfrentam mais de 70 dias sem chuva, sentem os reflexos em diversos aspectos da saúde, como complicações respiratórias. A orientação é que a população tome o cuidado de manter hidratação constante. O ideal é ingerir pelo menos dois litros de água por dia, evitar a exposição ao sol entre 10h às 16h, utilizar protetor solar e também medidas para diminuir os efeitos da baixa umidade.

Na semana passada os termômetros chegaram a marcar 20 graus e a umidade do ar subiu para 85% com queda de temperatura que proporcionou um refresco na capital.

Transporte