Transporte

Umidade do ar chega a 20% e Cuiabá entra em estado de alerta

Fonte: Repórter MT
0
Views:
0

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostra que a umidade relativa do ar em Cuiabá chega ao estado de alerta registrando índices de 20%. A incidência dos raios ultravioletas também será extrema durante os demais dias desta semana.

A umidade do ar ideal para o dia a dia do ser humano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 60%, índice que a capital mato-grossense não costuma registrar durante os dias de sol intenso. Já os raios UV são considerados como muito prejudiciais ao ser humano, podendo ser responsáveis por diversos males, entre eles o câncer de pele

Com a chegada da primavera, na semana passada, os termômetros voltaram a registrar temperaturas máximas acima dos 35 graus em Cuiabá. A próxima pancada de chuva isolada deve ocorrer apenas na sexta-feira (30).

Nesta quinta-feira (29) a umidade do ar deve subir um pouco, chegando a atingir níveis de 30%, o que representa estado de atenção. A mínima prevista é de 23 graus e a máxima é de 36 graus. Tempo seco com céu encoberto.

Durante o tempo seco e baixa umidade relativa do ar, a recomendação da OMS é que as pessoas ingiram pelo menos 2 litros de água por dia, evitem atividades físicas e exposição aos raios solares entre as 10h até às 16h, onde o sol está mais intenso.

É recomendado também a utilização de umidificadores do ar e protetor solar diariamente.

Com o tempo seco e baixa umidade a população precisa redobrar a atenção para os incêndios urbanos, não eliminando em vias públicas cigarros ou outros produtos que possam ocasionar fogo, pois a combinação pode provocar danos inrreparáveis para a saúde pública.

Em um final de semana no qual a capital registrou a máxima de 42 graus, o Corpo de Bombeiros registrou mais de 20 ocorrências de incêndios em terrenos baldios, sendo um nas proximidades do Centro de Eventos do Pantanal.   

Transporte