[pro_ad_display_adzone id="9377"]

Várzea Grande inaugura UPA do Ipase nesta sexta-feira

Fonte: Assessoria/Blog do Antero
0

A Unidade de Pronto  Atendimento (UPA-24hs) do bairro Ipase, em Várzea Grande, abre as portas para a população e passa atender pacientes 24 horas por dia. Será a segunda maior unidade pública de saúde do Município a funcionar em regime de portas abertas. O atendimento será feito de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde, sob administração da Secretaria Municipal de Saúde. A inauguração será nesta sexta-feira, 22 de julho, às 08h30.

Com box de urgência, sala de observação, consultórios, sala de inalação, de medicação e sala de vacina (antirrábica e antitetânica), a UPA funcionará com três médicos para atendimento em  clínica geral e um médico para a pediatra. No total, serão cerca de 130 servidores entre médicos, profissionais de enfermagem, vigilante, limpeza entre outros profissionais. Num primeiro momento, serão ofertados seis leitos de observação e outros dois leitos de estabilização. No total são 20 leitos distribuídos entre masculino, feminino, infantil e isolamento.

Os serviços ofertados na UPA são de pronto-atendimento, clínicos e odontológicos. A unidade  conta  também com sala de Raio X (equipamento moderno), laboratório para a coleta de amostras  para  exames laboratoriais, consultório odontológico voltado para o atendimento de emergência, serviço social, eletro entre outros.

Com a UPA em funcionamento a expectativa é desafogar um pouco o Hospital e Pronto-Socorro Municipal. Pacientes vítimas de traumas graves como acidentes, armas branca e armas de fogo, continuarão a serem  atendidos no Pronto-Socorro. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já está orientando a encaminhá-los diretamente ao PSVG. “Nos casos em que as vítimas de traumas forem levadas para a UPA por familiares ou terceiros, o atendimento inicial será feito no local até a estabilização e depois será feita a transferência para o Pronto-Socorro. O atendimento será realizado por meio de classificação de risco e os atendimentos são para os casos de urgência e emergência”, esclarece a coordenadora de enfermagem da UPA, Juselly Carmem de Lima.

O secretário municipal de Saúde de Várzea Grande, Luiz Soares explica que a  unidade vai atender nos moldes de uma UPA de Porte 1 com atendimento 24 horas por dia. A administração será de responsabilidade do Município por meio da Secretaria Municipal de Saúde. “O Governo do Estado se comprometeu a nos destinar R$ 6 milhões para atendimento de saúde de média e alta complexidade. O valor será pago em seis parcelas de R$ 1 milhão. Após o credenciamento da unidade, o Ministério da Saúde deverá custear 50%, o Estado 25% e o município 25%.

A Saúde Pública de Várzea Grande passa por reorganização de seus serviços e descentralização do atendimento. Já reformamos duas alas do Hospital e  Pronto-Socorro e em breve vamos entregar a terceira ala. Reformamos as policlínicas dos bairros Marajoara, Parque do Lago e 24 de Dezembro e já em processo para a reforma das alas restantes até o final do ano. Com medicamentos  e insumos de saúde disponíveis , infraestrutura adequada e Recursos Humanos suficientes  estamos implantando um novo modelo de gestão na Saúde Pública de Várzea Grande eficiente e humanizada”, explicou o secretário.

[pro_ad_display_adzone id="9377"]