Confirmada como uma das sedes brasileiras da Liga das Nações de Vôlei 2019, Cuiabá acelerou esta semana os preparativos para ser palco da etapa masculina que acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de junho, no ginásio Aecim Tocantins. Na capital mato-grossense, a seleção brasileira enfrentará Bulgária, Alemanha e Rússia. O torneio internacional teve abertura nesta terça-feira (21), em Brasília com a etapa feminina, onde a seleção brasileira derrotou a China por 3 sets a 0 no ginásio Nilson Nelson.
A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), que organiza o evento, divulgou a programação dos jogos em Cuiabá. A seleção brasileira masculina fará a sua estreia diante da Bulgária as 20 horas (horário de MT), do dia 21, uma sexta-feira, no Aecim Tocantins. No dia seguinte, o time brasileiro enfrenta a Alemanha, no mesmo horário e local. A participação da seleção comandada pelo técnico Renan na etapa Cuiabá será encerrada no domingo (23) diante da Rússia, também a partir das 20 horas (de MT).
Desde a semana passada, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), corre contra o tempo para deixar o ginásio Aecim Tocantins em condições de sediar o evento. O secretário adjunto Jéferson Carvalho lembrou que a Secel tem prazo de até o dia 14 de junho para preparar o ginásio e atender uma série de exigências da CBV, mas a secretaria vem agilizando os preparativos.
“Estamos trabalhando a todo vapor, dia e noite para cumprir o caderno de encargos, pois a Federação Internacional de Vôlei é rigorosa”, afirmou o adjunto. Ele informou que a partir do dia 14, as seleções do Brasil, Alemanha, Bulgária e Rússia, começam a chegar a capital. Para garantir a realização da Liga das Nações, o Estado está desembolsando um valor de aproximadamente de R$ 500 mil.
O ginásio Aecim Tocantins tem capacidade para acomodar um público estimado em 11 mil torcedores. A expectativa dos organizadores é de casa cheia nos jogos da equipe brasileira, considerando que desde a inauguração do ginásio, em 2007, Cuiabá passou a ser uma das capitais brasileiras mais preferidas pela seleções brasileiras masculina e feminina. A presença do público sempre foi um ponto alto. Haverá ingressos populares.
Confira a tabela de jogos da Liga das Nações no Brasil
Seleção feminina:
Brasília (DF)
21.05 (TERÇA-FEIRA) – Brasil x China, às 20h, no ginásio Nilson Nelson, em Brasília (DF)
22.05 (QUARTA-FEIRA) – Brasil x República Dominicana, às 20h, no ginásio Nilson Nelson, em Brasília (DF)
23.05 (QUINTA-FEIRA) – Brasil x Rússia, às 20h, no ginásio Nilson Nelson, em Brasília (DF)
Seleção masculina:
Cuiabá (MT)
21.06 (SEXTA-FEIRA) – Brasil x Bulgária, às 21h, no ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá (MT)
22.06 (SÁBADO) – Brasil x Alemanha, às 21h, no ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá (MT)
23.06 (DOMINGO) – Brasil x Rússia, às 21h, no ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá (MT)
Brasília (DF)
28.06 (SEXTA-FEIRA) – Brasil x França, às 20h, no ginásio Nilson Nelson, em Brasília (DF)
29.06 (SÁBADO) – Brasil x Canadá, às 20h, no ginásio Nilson Nelson, em Brasília (DF)
30.06 (DOMINGO) – Brasil x Itália, às 19h, no ginásio Nilson Nelson, em Brasília (DF)
Fonte: Cuiabano News