Cuiabá terá quatro shoppings e concorrentes não temem chegada do Estação

Fonte:

O mercado de shopping center em Mato Grosso está prestes a crescer com a inauguração do Shopping Estação em setembro. O Estado passará a contar com sete empreendimentos, sendo quatro em Cuiabá e os outros em Várzea Grande, Rondonópolis e Barra do Garças.

Em Cuiabá, o Estação será o maior empreendimento com cerca de 47 mil metros quadrados, 278 lojas, geração de 3 mil postos de emprego direto e 2,5 mil indiretos. Apesar de representar significativa concorrência aos demais players instalados na Grande Cuiabá, o Estação não representa ameaça para os demais empreendimentos.

Mapa de shoppings da Grande Cuiab�

Mapa mostra distribuição por regiões dos shoppings  de Cuiabá e Várzea Grande; Estação e Goiabeiras (no alto à esquerda) ficam próximos um do outro

Isso porque, desde o anúncio do investimento em 2015, os demais shoppings vêm empreendendo investimentos em ampliações, reposicionamento de marca e conduzindo a manutenção dos lojistas investidores com melhores condições de venda e faturamento.

Um dos mais frequentados e movimentados shoppings da Capital, o Pantanal, investiu R$ 50 milhões desde 2015 e expandiu o primeiro piso, revitalizou o segundo piso e banheiros. Neste mês, o mall pretende entregar novas obras de revitalização avaliadas em R$ 20 milhões, incluindo ampliação do espaço de entrada, aumento da iluminação natural e fachada com uma nova arquitetura.

O Pantanal tem 14 anos de inauguração e conta com 260 operações varejistas, sendo 12 âncoras e sete megalojas. O fluxo anual de visitantes chega 9,2 milhões de pessoas e 2,6 milhões de veículos. A taxa de ocupação está em 98% e gera 3,6 mil empregos diretos e indiretos. No primeiro semestre, o empreendimento percebeu crescimento de 13% de vendas na comparação com igual período de 2017.

O Três Américas Shopping também vem se reposicionando no mercado. Com 22 anos de fundação o complexo possui 172 lojas, gera 3 mil empregos diretos e indiretos e está focado em uma agenda de investimentos estratégicos que vão modernizar a oferta de produtos e serviços.

A diretora comercial do empreendimento, Acilene Clini avalia que a expansão do mercado de shopping em Cuiabá é consequência do crescimento da cidade e explica que a abertura de um novo mall na cidade não será um desafio. “Nós estamos preparados para continuar o atendimento à população cuiabana com qualidade, novidades e competitividade, sempre. Nossa localização contempla a área de maior densidade populacional da Grande Cuiabá. Temos tradição, qualidade, competitividade e localização privilegiada em relação aos demais players. Somos o Shopping com a menor taxa de vacância regional, que é de 4%. Muito abaixo da média nacional, que é de 8%”, pontua.

Shopping Popular

Em Cuiabá, além dos empreendimentos de grande porte, também existe o Shopping Popular, que apesar de não se enquadrar no segmento de shopping center representa um local com grande fluxo de clientes, com 500 boxes e 4 mil empregos gerados, direta e indiretamente.

O presidente da Associação dos Camelôs, Misael Galvão, pondera que a abertura de um novo empreendimento não vai prejudicar o fluxo de público nos demais shoppings. “A Capital cresceu muito, há espaço para todos. Cuiabá já está quase no patamar de grande metrópole, faltam alguns investimentos públicos para que isso vire realidade, mas estamos no caminho em termo de população. Sim, tem público para todos, até mesmo que não se restringe somente a Cuiabá e o público acaba sendo de todo o Estado”.

O Shopping Popular tem 23 anos de fundação e passou por completa reestruturação em 2015, com R$ 21 milhões de investimento. O conta com praça de alimentação, alameda de serviços, espaço cultural, climatização, agência bancária e lotérica além do Sine Municipal.

Dados do setor

Em 2017, o mercado de shopping no país faturou R$ 167 bilhões, crescimento de 6,2% sobre 2016. O setor gera 1,029 milhão de empregos e possui uma média de 463 milhões de visitas por mês. No Centro-Oeste o faturamento de vendas em 2017 foi de R$ 13,8 bilhões.

shoppings grande cuiab�

Além do Estação em setembro, consumidores da Grande Cuiabá contarão com os shoppings Várzea Grande, 3 Américas, Goiabeiras, Pantanal e o Popular.

Fonte: RD News