Fãs criam episódio final de Caverna do Dragão e lançam no YouTube; assista

Fonte:

Após uma saga que durou 35 anos, finalmente foi criado e liberado no YouTube o episódio final da série Caverna do Dragão, cortesia de dois fãs americanos da série.

Veja um pouco da história desde o lançamento do roteiro até a conclusão dessa produção. No final do texto, confira o episódio.

Em 1985, durante a produção da terceira temporada de Caverna do Dragão, o roteirista Michael Reaves, que já havia escrito alguns episódios da série, foi chamado para produzir o capítulo que seria o desfecho para a temporada, deixando em aberto a possibilidade de continuação.

O roteiro do episódio, intitulado Requiem, foi criado, mas a série foi cancelada antes que o episódio final pudesse ser produzido. Então, Reaves simplesmente guardou o roteiro em seu arquivo pessoal.

Anos mais tarde, começaram a circular boatos sobre o “verdadeiro” final da série, que, embora criativo, era macabro. O rumor dizia que no último capítulo, as crianças descobririam que nunca conseguiriam voltar pra casa porque a montanha russa em que estavam havia caído e todos morreram. Então o mundo em que estavam era o inferno, de onde não tinham como escapar.

O Mestre dos Magos seria o demônio, brincando com o sentimento deles ao dar falsas esperanças de que pudessem voltar para casa. Outras versões do boato ainda acrescentavam que o Vingador era um anjo que, na verdade, tentava os protagonistas sobre a verdade. Esse boato se espalhou pelo Brasil e também pelos Estados Unidos.

Ao saber desse boato, por volta do ano 2000, o próprio Michael Reaves resolveu fazer uma publicação em seu blog para desmentir esses boatos. Para provar que aquele suposto final não era verdadeiro, divulgou o roteiro do episódio Requiem.

Clique aqui para conferir o roteiro em PDF. Atenção: está em inglês.

Versões alternativas do final

Caverna do Dragão-final HQ

Em 2006, foi lançado um DVD de Caverna do Dragão nos Estados Unidos, contendo, além de todos os 27 episódios da série, vários bônus especiais. Entre os extras, foi incluído um “radio show” em que a história de Requiem é narrada e as falas dos personagens são feitas por dubladores profissionais, sendo alguns deles os mesmos da série original.

Também em 2006, no Brasil, a revista Neo Fanzine fez uma HQ, dividida em quatro partes, baseada nesse roteiro. O estilo é de mangá, em preto e branco,  com o traço um pouco diferente do desenho, mas bastante fiel à história. Clique aqui para conferir.

Sem saber dessa HQ da Neo Fanzine, o desenhista Reinaldo Rocha também produziu sua versão, colorida e com um estilo que lembra o original. Esse foi seu trabalho final de graduação em Design Gráfico. Clique aqui para conferi-la.

A versão de Reinaldo Rocha fez tanto sucesso que, em 2015, alguém teve a seguinte ideia: usou o radio show do DVD e o juntou com as imagens da HQ do desenhista. Confira o resultado abaixo:

Nesse intervalo de tempo, fãs tentaram fazer o episódio final ganhar vida, mas não deu certo. Por exemplo, uma campanha de financiamento coletivo no Kickstarter foi criada para que o público pagasse por uma produção profissional do capítulo.

No entanto, a Disney, que tinha os direitos de Caverna do Dragão, não permitiu que dinheiro fosse arrecadado para algo de sua propriedade. Assim, os trabalhos dos fãs continuavam sendo a única alternativa.

O vídeo do episódio final de Caverna do Dragão

caverna do dragão

Em 2016, um fã americano da série, Ryan Nead, que sempre quis ver esse episódio final, resolveu começar a trabalhar em sua própria versão do capítulo.

Nead fez uso de um procedimento conhecido como rotoscopia, processo em que um animador redesenha quadros de filmagens para animação. ,

O fã se aproveitou de cenários tanto de Caverna do Dragão quanto de outros desenhos de sua época. Ele escolheu essa estratégia por não saber desenhar bem e após notar que os resultados eram satisfatórios.

As vozes, como você já deve imaginar, foram reaproveitadas do radio show do DVD.

A vida de Ryan Nead não foi nada fácil. Ele teve dificuldades para encontrar os personagens nas posições certas e os movimentos necessários, além dos cenários e objetos.

Nead também queria usar as músicas da trilha sonora original, mas ela nunca foi lançada separadamente. Assim, teve de pegar pedaços de músicas de diferentes episódios da série, bem como de outras animações.

Além disso, a dublagem do radio show foi atrapalhada por efeitos sonoros e músicas que não se encaixavam com a versão do fã. Então, também teve de fazer um tratamento do áudio.

Nead, que passou a se dedicar quase que diariamente ao projeto, ganhou a ajuda de outro fã, Marshall Hubbard, em 2017.

Os dois fãs também ganharam uma importante contribuição: Katie Leigh, e sua filha, Laura Pavlakovich, que dublaram Sheila, Bobby e Diana, regravaram gratuitamente as falas dos personagens para o projeto.

Enfim, na última terça-feira (29/9), após 4 anos e 4 meses de produção, os dois fãs terminaram o episódio final de Caverna do Dragão e disponibilizaram o resultado no YouTube.

O vídeo está com o áudio em inglês, mas é possível colocar legendas em português. Clique aqui para conferir como ficou o tão aguardado episódio final de Caverna do Dragão.

Fica aqui nosso agradecimento ao leitor Rodrigo Nóbrega, o responsável por este texto em colaboração com o EiNerd. Obrigado!

Edição por Augusto Ikeda

Ei nerd, não deixe de conferir:

Fonte: Ei nerd