As policias Civil e Militar de Mato Grosso receberam na tarde desta terça-feira (26.07) 51 novas viaturas no padrão SUV. A frota, de 34 veículos para a PM e 17 para PJC, faz parte do primeiro lote, de um total de 200 carros contratados pela Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT). As viaturas irão reforçar a atuação policial tanto na região metropolitana, que receberá 95 unidades, como no interior, 105 unidades.
O investimento com contrato de locação foi de R$ 45 milhões. Os veículos serão fornecidos em até 60 dias pela empresa Uzeda Comércio e Serviços Limitados. Durante o período de testes, que durou sete dias, foram avaliados a capacidade interna dos veículos, desempenho em terrenos diversos, consumo do combustível e a potência do motor.
O governador Pedro Taques destacou que as 200 novas viaturas, de padrão internacional, irão contemplar as necessidades dos municípios, atendendo a todas as regiões do estado. “É uma nova forma de fazer segurança pública com qualidade dos equipamentos e das viaturas. Os veículos não tem o símbolo do governo, seguem um padrão internacional para que o cidadão que venha de qualquer parte do mundo possa identificar que é polícia”.
A Sesp possui hoje 750 viaturas locadas, além destas 200 novas que estão sendo entregues. Na frota própria são 800 veículos, sendo 400 úteis e 400 descartes, informou o secretário de Segurança Pública, Rogers Jarbas. “Estas 95 viaturas não substituirão as pálios já existentes, mas sim reforçarão a frota do estado. No interior iremos atacar as regiões com maior índice de criminalidade porque nosso enfoque agora é a redução drástica dos delitos de roubo”.
As viaturas chegam em um momento oportuno e vão proporcionar um atendimento de melhor qualidade ao cidadão, analisou o comandante da PM, Coronel Gley Alves. “É Uma viatura mais robusta, mais preparada para ser utilizada em diversos tipos de terreno. Com certeza esse tipo de veículo aumenta a autoestima do Policial militar que terá mais conforto e capacidade de realizar melhores abordagens”.
O delegado-geral da PJC, Adriano Peralta, ressaltou que o reforço na frota possibilitará uma readequação entre as delegacias do interior. “A Polícia Civil receberá 70 novas viaturas, sendo que estas 17 do primeiro lote irão todas para a região metropolitana, mas o restante, que tem previsão para chegar nas próximas semanas, irá contemplar todas as regiões e municípios polos do estado”.
Os novos veículos podem transitar nos mais diversos terrenos de Mato Grosso, além de conter suporte para armamentos longos e cela adaptada no porta-malas explica o coordenador de Transporte da Sesp, major Nogueira. “É um veiculo alto, com tração 4×4 e permite um melhor conforto para os policiais que estão trabalhando e para condução dos infratores. Na parte de trás existe um suporte para encaixe de armamento longo, permitindo a condução destes equipamentos com melhor segurança”.