Um mandato em defesa das mulheres

Fonte:

Por: Maria Avalone

O vereador é o agente público que está mais próximo do cidadão. Seu trabalho pode fazer toda a diferença com decisões sobre o orçamento municipal e a formulação de políticas públicas para a saúde e a educação, por exemplo. As decisões da Câmara afetam diretamente a vida de todos que vivem e trabalham no município, onde a vida de fato acontece.

Eu sou muito grata a esta Capital onde me criei, estudei e constituí família. Quero retribuir com muito trabalho os 1.307 votos recebidos em 2020. Boa parte certamente veio das mulheres cuiabanas, a quem dedicarei prioritariamente o meu mandato. Também espero que minha presença na Câmara seja um estímulo a outras mulheres e continuarei lutando pela igualdade entre mulheres e homens na política, traduzindo a realidade da distribuição da população.

Ao longo das últimas décadas, tenho procurado vivenciar a política, estudar e me preparar. Comecei como assessora informal da carreira do meu esposo Carlos, contribuindo com um olhar feminino em suas ações. Depois tive a honrade dirigir a Casa do Artesão no governo Dante, cuiabano ilustre e grande amigo. Ali, ao lado de Thelma de Oliveira, pude trabalhar pelo artesanato e pela valorização da cultura e do turismo, aproveitando minha formação como turismóloga.

Mas apesar da vivência na política, nunca imaginei que seria vereadora. Sou uma mulher simples e nunca tive esta pretensão, além do desejo de contribuir com meu partido. Eleita para conduzir PSDB Mulher/MT, me capacitei melhor quanto às responsabilidades da vida pública e as formas de aumentar o percentual de mulheres na política.

Mas foi através do trabalho pelos carentes em meu bairro, o Araés, que vislumbrei novas possibilidades. Eleita vice-presidente da Associação de Moradores, conheci de perto a realidade de mulheres em vulnerabilidade. Encontrei guerreiras, mães de família abandonadas pelos companheiros, sustentando a casa e os filhos. Minha admiração cresceu ainda mais, e senti que poderia ajudar a efetivar políticas públicas para estas mulheres valorosas.

Por isso meu foco principal serão as pautas de amparo às mulheres e jovens. A classe política precisa, mais do que nunca, olhar a cidade com um viés feminino, de atenção, acolhimento, carinho e sensibilidade.

O prefeito Emanuel Pinheiro, no comando de uma gestão comprometida com a população, oportunizou a indicação do vereador Renivaldo Nascimento para comandar a Secretaria de Meio Ambiente, onde com certeza também dará uma contribuição efetiva à Capital.

Destaco aqui o gesto de grandeza do presidente do PSDB cuiabano, vereador Ricardo Saad, que abriu mão de assumir a vaga. Ele foi partidário e agradeço de coração a oportunidade de exercer o mandato. Ao lado das colegas Edna Sampaio e Michelly Alencar, avançaremos com políticas públicas de qualidade para as mulheres cuiabanas.

Quero fortalecer iniciativas como a criação do Hospital Materno Infantil, já anunciada pelo prefeito. Em sintonia com a primeira-dama Márcia Pinheiro, que humaniza a gestão, vamos encaminhar nossas pautas para ampliar a rede de proteção à mulher.

Também vou defender melhorias no transporte coletivo, como o respeito à lei da Parada Segura que não é cumprida, por lugares exclusivos para mulheres nos horários de pico e pela qualificação dos motoristas para tratar as mulheres com respeito e inibir casos de assédio. Vou trabalhar ainda pela implantação de uma Escola de Artes e Ofícios, para fortalecer a arte, a cultura e o artesanato.

Desde cedo aprendi que os problemas se resolvem por meio do diálogo e que a política é a arte do entendimento. É por meio do embate democrático que encontraremos as melhores soluções para a cidade.

O que me move é o senso de responsabilidade com uma Cuiabá próspera e segura, onde homens e mulheres possam trabalhar, empreender, criar a família com dignidade e serem felizes.

* Maria Avalone é vereadora de Cuiabá pelo PSDB