Veja flagras de combates envolvendo animais selvagens

Fonte:

Desentendimento e brigas no reino animal são mais frequentes do que se pode imaginar, seja por disputa de território, defesa de filhotes e até um round por alimento. O G1 separou alguns flagrantes desse combates envolvendo onças, ariranhas, harpas e até tamanduás-bandeira. As imagens foram feitas em regiões de Mato Grosso do Sul.

Onças-pintadas

Duas onças-pintadas fêmeas foram vistas brigando em pleno Pantanal de Mato Grosso do Sul. O registro foi feito pelo biólogo Eduardo Fragoso, que explica o contexto do vídeo: “a mãe [uma das onças] está tentando expulsar a outra fêmea do território e proteger o filhote”, que aparece no canto direito da imagem. Assista o vídeo abaixo:

Onça-pintada e tamanduá-bandeira

Em outro flagrante envolvendo mais onça-pintada, o felino se desentendeu com uma tamanduá-bandeira. O vídeo mostra a onça se aproximar devagar e silenciosa, procurando não ser notada. Seus olhos estão fixos na possível presa, que tem praticamente o mesmo tamanho. Já o tamanduá, que não enxerga nem escuta bem, sente a presença do predador com seu olfato acurado.

Então, o embate acontece. Mas não é o predador que ataca a presa. É o tamanduá-bandeira que parte em defesa própria. Ele avança em direção à onça-pintada e parece tentar dar “um soco” com sua forte pata dianteira, munida de garras longas e afiadas — seu interesse é apenas se defender, já que se alimenta de formigas e cupins.

Ariranhas e onça-pintada

O terceiro flagrante é de uma “discussão” entre uma família de ariranhas com uma onça-pintada feito por um fotógrafo. Conforme o responsável pela imagem, Daniel De Granville, a briga que aconteceu nas margens de um rio do Pantanal, durou 15 minutos e foi presenciada por 8 turistas estrangeiros. Assista:

A cena publicada em abril deste em uma rede social de Daniel, que também é biólogo, mostra três ariranhas bastante nervosas com a presença do felino que está sob um tronco.

Gavião-real e macaco-prego

Outro flagrante vem da região de Bodoquena, a 265 km que Campo Grande. A maior águia das Américas, um gavião-real – também conhecido como harpia – foi visto carregando um macaco-prego em uma propriedade de ecoturismo. A imagem do pássaro que levou a melhor nessa disputa foi feita pelo gerente da Fazenda Boca da Onça, Cristiano Godinho.

Maior águia das Américas é flagrada carregando macaco prego, em Bodoquena (MS). — Foto: Cristiano Godinho/Foto

Maior águia das Américas é flagrada carregando macaco prego, em Bodoquena (MS). — Foto: Cristiano Godinho/Foto

Com informações do G1