[pro_ad_display_adzone id="9377"]

Cuiabá terá relógio para a contagem regressiva dos 300 anos

Fonte:
0

Entre as inúmeras ações para celebrar os 300 anos de Cuiabá, estão a revitalização do canteiro central da Avenida Mato Grosso e a construção de um relógio totem com a contagem dos 300 anos do município.

Coordenado pela Secretaria Extraordinária dos 300 anos, o projeto já está finalizado e se encontra em processo de resolução dos trâmites legais de documentação. Todos os procedimentos de instalação e manutenção serão realizados por meio de parceria com o setor privado. Para isso, a Sec 300 deu entrada, ainda em 2017, no processo de chamamento público dentro da Procuradoria Geral do Município (PGM), onde está sendo elaborado o edital. A previsão é de que em 15 dias essa fase seja finalizada e, imediatamente, dado o início às obras.

“É um projeto que está dentro do nosso planejamento de revitalização do Centro Histórico e seu entorno. Essa é uma região de grande movimentação, além de ser o coração da nossa Capital. Por isso, estamos buscando parcerias que nos ajudem no desenvolvimento dessas ações que irão colaborar para a retomada da vida pulsante da área central. Nossa meta é trabalhar para conquistar os avanços necessários para a Cuiabá dos 300 anos”, comentou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Além da revitalização de todo canteiro central da tradicional via com iluminação de LED, plantio de grama e espécies de Ipês, o projeto contempla ainda a construção de um relógio totem com 15 metros de altura e 6,20 metros de largura, em substituição a atual estrutura existente no local. Com um formato de viola de cocho, valorizando as raízes da cultura cuiabana, o relógio contará com duas telas em LED, fornecidas pelo contratante, que servirão ainda para a transmissão de campanhas de utilidade pública.

“Estamos trabalhando com a previsão de entregar esse trabalho no mês de comemorações dos 299 anos da cidade. Vamos realizar toda jardinagem, colocação de bancos, e ainda melhoria em toda iluminação, promovendo o embelezamento da região e a segurança para aqueles que transitam por ali. É importante destacar que todos os investimentos para a revitalização e manutenção do local durante os próximos três anos será feito pela empresa vencedora do Chamamento Público”, assegurou o secretário extraordinário dos 300 anos, Júnior Leite.

Outras ações

A intervenção no local é um prosseguimento das ações que já vêm sendo executadas pela Prefeitura de Cuiabá na região central, no intuito, não só de melhorar a infraestrutura da região, mas de também colaborar no fomento do comércio e no desenvolvimento econômico da capital mato-grossense. Dentre as medidas desenvolvidas estão a revitalização das Praças Alencastro, Popular e Ipiranga, a entrega da moderna e inovadora Estação Alencastro, e a revitalização dos tradicionais calçadões históricos.

Outra medida iniciada pelo Executivo cuiabano foi a execução do trabalho de recapeamento de cerca de 50 vias, entre Ruas, Avenidas e Travessas, da região central da Capital. Ao todo, são R$ 5.181.650,00 sendo investidos na realização de mais de 13 quilômetros de recuperação asfáltica, contemplando vias como a Avenida Isaac Póvoas, Getúlio Vargas, Ten. Cel. Duarte, 13 de junho, Presidente Marques, Pedro Celestino, Comandante Costa, Joaquim Murtinho, Cândido Mariano e Presidente Afonso Pena.

Fonte: Hipernotícias

[pro_ad_display_adzone id="9377"]