Infra
Bic Banner

Estado ajudará obra de reforma do parque de exposições de Cuiabá

Fonte: Da Redação
0
Views:
30

O governador Pedro Taques participou nesta sexta-feira (07.07) da cerimônia de abertura da 53ª Expoagro, em Cuiabá. Na oportunidade, o chefe do Executivo Estadual disse que o Estado será parceiro do Sindicato Rural de Cuiabá nas obras de reforma do Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro. 

Segundo o governador, a Expoagro, por sua tradição, já faz parte do imaginário da população cuiabana e mato-grossense. "A feira é uma propriedade imaterial do nosso povo. Todos nós temos responsabilidade com a Expoagro. O Estado de Mato Grosso estará com o Sindicato Rural de Cuiabá e com a Acrimat na construção deste novo espaço", disse na abertura. 

Acompanhado do vice-governador, Carlos Fávaro, Taques destacou que mesmo em momento de grave crise econômica a Expoagro se manteve realizando a exposição ano a ano. O governador afirmou que Cuiabá deve ser de fato a Capital do Agronegócio e ajudar na construção de tecnologia que aumente a produtividade no campo. 

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, destacou que o Governo Federal também deve ser parceiro do Sindicato Rural na grande reforma que será feita no empreendimento para que possa abrigar diversos eventos. Taques, Maggi e o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro receberam do presidente do Sindicato Rural, Jorge Pires, o projeto e uma apresentação do futuro empreendimento. 

Segundo o presidente, a obra está orçada em R$ 17 milhões, sendo que R$ 5,5 milhões estão garantidos pelos criadores de gados, através do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento da Bovinocultura (Fabov). 

Pecuária 

O governador Pedro Taques também anunciou que já mandou para a Assembleia Legislativa o projeto de lei que versa sobre a diminuição da alíquota do ICMS para comercialização interestadual do boi em pé. Saindo de 9% para 4%. Agora cabe ao Legislativo votar o projeto e encaminhar ao governo para seja sancionado. A redução será retroativa ao dia 01 de julho. 

Para Taques, a carne de Mato Grosso passa a ter valor ainda mais competitivo e a redução ajuda a fomentar a cadeia da carne. "Tenho certeza que isso será aprovado o mais rápido possível. A alíquota valerá por 90 dias, retroativo a 01 de julho, data em que assumi o compromisso de apresentar a redução", afirmou. 

Governo na Expoagro 

O Governo de Mato Grosso, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Segurança Pública (Sesp) e Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) está presente na Expoagro. No espaço da Sedec, o visitante pode encontrar informações sobre turismo, agronegócio e conhecer um pouco mais sobre o Instituto de Carnes de Mato Grosso (Imac).

A Segurança está presente com homens e mulheres da Polícia Militar e Polícia Judiciária Civil. O Procon-MT também tem um espaço especial para atendimento do consumidor. A feira vai até o dia 16 de julho. A estimativa é de que 300 mil pessoas passem pelo Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro. 

Também participaram do evento de abertura os secretários Gustavo Oliveira (Fazenda) e Carlos Avalone (Desenvolvimento Econômico). Além do ex-titular da Sedec, Ricardo Tomczyk, a quem o governador agradeceu pela contribuição com o Estado no período em que foi o comandante da Pasta.

Infra
Bic Banner