Infra
Bic Banner

Estado e município se unem para revitalizar Centro Histórico de Cuiabá

Fonte: Gazeta Digital
0
Views:
19

A revitalização do entorno do Centro Histórico de Cuiabá foi debatida em encontro com representantes da segurança pública estadual e municipal. A previsão é que em 15 dias um estudo sobre as melhorias que serão implantadas já esteja concluído, e a partir de então, uma ação integrada entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e a Prefeitura Municipal de Cuiabá vai promover as readequações necessárias.

As ações serão realizadas na Praça da Mandioca, Beco do Candieiro, Orla do Porto, Morro da Luz e Praça Ipiranga. A questão levantada pelos gestores de segurança pública é que nestes locais há aglomerações de usuários de drogas, o que favorece a depredação de prédios públicos e privados, furtos e acúmulo de lixo.

Além das forças de segurança pública, serão trazidos para o grupo de trabalho a Vigilância Sanitária, Infraestrutura, Assistência Social e Médica.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas, destacou que ações ostensivas já têm sido realizadas pelas polícias, mas é necessário um trabalho mais amplo e com a participação mais efetiva das unidades para promover a mudança do cenário.

“O governo do Estado tem investido na segurança pública e isso tem nos possibilitado, por meio das forças de segurança diminuir os índices criminais, principalmente nos grandes centros e na área central de Cuiabá. Nós reduzimos os crimes principais que mais afetavam a população, que são homicídios e roubos. Entretanto, nós ainda não conseguimos atingir a redução necessária em furtos e do comércio ilegal de drogas. Junto com a Prefeitura de Cuiabá iremos desenvolver um conjunto de ações para que tenhamos condições de melhorar a convivência no local”, enfatizou.

Jarbas também afirmou um trabalho ativo para fechar bares e comércios que servem como ponto de prostituição e de drogas.

“Muitas pessoas transitam pelo centro de Cuiabá e é facilmente perceptível os lugares que servem para práticas criminosas. Vamos trabalhar integrados para fazer o fechamento definitivo destes locais trazendo ainda iluminação pública. Tenho convicção que com esta parceria teremos condições de mudar a história do centro e transformá-lo em um espaço urbanizado”, acrescentou.

Visando garantir uma melhor aparência para a comemoração “Cuiabá 300 anos”, o secretário municipal de Ordem Pública, coronel PM Leovaldo Sales, disse que este é o momento de unir forças e trabalhar em prol da capital de Mato Grosso.

“Avaliamos e pensamos em ações integradas para enfrentamento da realidade que hoje transforma o centro de Cuiabá em um espaço de vulnerabilidade. Um dos problemas é o tráfico de drogas e aqui na reunião de criamos um grupo de trabalho para buscar uma solução que seja planejada, sistemática e duradora, no sentido de combatermos não apenas o tráfico de drogas, mas toda situação que faz com o centro de Cuiabá seja um espaço violento e desordenado”, asseverou.

Participaram da reunião, além do secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas e o secretário municipal de Ordem Pública, coronel PM Leovaldo Sales, o secretário de Integração Operacional e Inteligência, Gustavo Garcia, o comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Marcos Vieira da Cunha, o subchefe do Estado Maior, coronel PM Jonildo Assis, a diretora geral adjunta da Polícia Judiciária Civil, Silvia Pauluzi, o diretor metropolitano, Anderson Veiga, a diretora adjunta da Politec, Alessandra Puertas e o diretor operacional adjunto, tenente coronel BM Átila Wanderley.

O encontro foi realizado nesta quarta-feira (16.08), na sede da Sesp. Uma nova reunião já está marcada para o dia quatro de setembr
o

Infra
Bic Banner