Transporte

Formatura de 700 novos soldados da PM será nesta quinta

Fonte:
0
Views:
1

Ocorre nesta quinta-feira (22.09), no Ginásio de Esportes Aecim Tocantins, em Cuiabá, às 19hs, a formatura de 720 novos soldados da Polícia Militar. Esses são alunos somente do pólo central da Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Esfap), da Capital.

Em 13 núcleos de formação da Esfap no interior do Estado, outros 610 soldados, totalizando 1.330 policiais, concluíram o curso e estão começando a atuar na Segurança Pública. A primeira formatura, reunindo 163 novos policiais, ocorreu nesta terça-feira (20.09), em Sinop.

O 30º Curso de Formação de Soldados da PMMT está autorizado e reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação como nível superior com a denominação ‘Tecnológico em Segurança Pública’.   

De acordo com o tenente-coronel Sebastião Carlos da Silva, comandante da Esfap, o curso teve 1.850 horas-aula presenciais, além de 600 horas de estágios supervisionados e atividades complementares, e 360 horas de Educação à Distância(EAD).

Durante o período de ensino, explica o comandante da Esfap, os alunos soldados desenvolveram conhecimento em diversas áreas, entre as quais de sociologia do crime, direitos humanos, polícia comunitária, noções de direito, língua portuguesa, análise de cenário e tomada de decisão.

Nas ruas, sob a supervisão da Esfap, estagiaram no policiamento preventivo e repressivo, realizaram visitas comunitárias, entre outras. Pelo sistema EAD fizeram seis disciplinas, incluindo Libras(linguagem de sinais), filosofia aplicada aos Direitos Humanos e aspectos jurídicos da abordagem policial.      

Para conclusão, os novos policiais tiveram de desenvolver, dentro da disciplina de metodologia, pesquisas em grupo para produção de artigos científicos. Somente no pólo de Cuiabá foram produzidos e apresentados 184 artigos.

As disciplinas técnicas e operacionais, detalha o tenente-coronel Carlos, tiveram especial atenção dentro da carga-horária e ementas, com mais um curso completo do Procedimento Operacional Padrão(POP) da PMMT com 100 horas aula de tiro (Método Giraldi), Policiamento em Ambiente Rural, Policiamento de Trânsito e Ambiental, entre outros.

Fonte: Folhamax

Transporte