Transporte

Governo do Estado apresenta projeto arquitetônico do Parque Tecnológico para VG

Fonte: Da Redação/24 Horas News
0

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Inovação (SECITECI/MT), apresentou o projeto oficial arquitetônico do Parque Tecnológico que será implantado no município de Várzea Grande. A secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Luzia Helena Trovo Marques de Souza, acompanhada por representantes técnicos responsáveis pela elaboração do projeto de Implantação do Parque demonstrou ao secretariado municipal o cronograma de obras, modelos de gestões já definidos, bem como as áreas tecnológicas que vão ser implantadas acordadas conforme a vocação econômica do Estado.

A representante da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadora (CERTI), Maria Gorete da Silveira Tagliari Hoffmann discorreu sobre a infraestrutura necessária, atividades econômicas, implantação de Centros de Inovação, incubadoras, aceleradoras, Centro de Pesquisa, edifícios corporativos e ainda apresentou uma maquete digital da projeção arquitetônica de como será o Parque.

A secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Luzia Helena Trovo Marques de Souza disse que o Parque irá nascer com três instituições de Ensino Superior que no seu entender é a base para o funcionamento do espaço. “O estudo de viabilidade indicou cinco áreas que devem ser exploradas pelo Parque Tecnológico atendendo as potencialidades do Estado que são nas áreas do agronegócio, biotecnologia, geociências, química verde e tecnologia da informação, material e equipamentos, além de adotarmos dois modelos de gestão, por meio do MT PAR a criação de Sociedade de Propósito Especifico (SPE) e Instituto de Promoção de Inovação. Todos esses componentes já definidos contribui para avançar para as novas etapas e darmos início oficialmente a abertura de licitação para as edificações”, explicou a secretária.

O secretário de Governo, Cesar Miranda disse que o Parque Tecnológico no município materializa a política de inovação de negócios, onde o município será o grande beneficiário com a vinda de grandes empresas. “O Parque traz a Várzea Grande um novo momento que é o desenvolvimento científico e tecnológico que valorizará o empreendedorismo e o incentivo e investimentos em atividades de pesquisa. Uma das funções do Parque Tecnológico é de desenvolver projetos na área de tecnologia, buscando inovações voltada para a realidade econômica da região, no caso de Várzea Grande este Parque será voltado para pesquisas, cujo objetivo central é de fomentar a cultura das inovações e competitividade das empresas e instituições geradoras do saber, impulsionando o crescimento e fortalecimento do município”, frisou.

O Parque possui uma área de 16 hectares em Várzea Grande que será localizado na região do Chapéu do Sol, onde também abrigará a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). O projeto do Parque está sendo realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação – SECITECI. 

Transporte