[pro_ad_display_adzone id="9377"]

INPE aponta 80% de probabilidade de chuva para esta quinta

Fonte: Hipernotícias
0

O Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe) aponta probabilidade de 80% de chuva para esta quinta-feira (18), em Cuiabá. A estimativa é que tenha predomínio de sol pela manhã e pancadas de chuva à tarde com trovoadas.

De acordo com o Inpe, a máxima não deve ultrapassar da casa dos 31ºC e a mínima deve girar em torno dos 24ºC. Já a umidade relativa será de 40%.

Na sexta-feira (19), há nebulosidade variável com pequena chance (inferior a 30%) de chuva pela tarde. No sábado (20), o instituto aponta predomínio de sol pela manhã com 80% de chuva à tarde com trovoada.

E no domingo (21), o dia será de muitas nuvens com curtos períodos de sol e chuvas em algumas áreas. A mínima será de 18ºC com máxima de 30%.

A meteorologista Marina Padilha explicou que essas pancadas de chuvas não são atípicas nesta época, visto que a umidade relativa do ar está muita baixa e este mês de agosto é considerado um dos mais secos.

Porém, explicou que as condições locais favoreceram a chuva rápida que foi registrada em alguns pontos da cidade, assim como em Campo Verde, distante a 139 km de Cuiabá.

“A pressão atmosférica está relacionada à umidade do ar. Quanto mais seco estiver o ar, maior será o valor desta pressão. Com a diminuição da pressão atmosférica há um aumento da umidade do ar, que, por sua vez, indica a possibilidade de chuva. Aqui em Cuiabá, foi parecido, como por exemplo, a massa de ar quente que subiu para a atmosfera ajudou que houvesse pontos de chuva”, destacou.

A chuva que caiu sobre a Capital, não era tão esperada pelos cuiabanos e nem pelo instituto de meteorologistas. Apesar de rápida, Marina ainda afirmou que foi suficiente para espantar um pouco de calor e melhorar a umidade do ar que estava em 12%, que é considerado alarmante.

Previsão de chuva

[pro_ad_display_adzone id="9377"]