[pro_ad_display_adzone id="9377"]

Médicos e enfermeiros voluntários de MT vão trabalhar na Olimpíada do Rio

Fonte: G1 MT
0

Médicos e enfermeiros de Mato Grosso irão integrar a Força Nacional do SUS (Sistema Único de Saúde), que vai trabalhar na Olimpíada Rio 2016. Eles foram treinados para lidar com diversos tipos de situações que podem ocorrer em grandes eventos. Os profissionais embarcam no dia 12 de agosto e permanecem no Rio de Janeiro (RJ) até o dia 22 de agosto.

De Cuiabá irão participar três médicos especialistas e cinco enfermeiros. A Força Nacional do SUS foi criada por meio de decreto e é formada por profissionais voluntários do país inteiro. As equipes podem ser acionadas em caso de apoio à gestão de eventos em massa.

O treinamento foi feito por especialistas da Alemanha e capacitou os profissionais para utilizarem equipamentos pouco comuns nos atendimentos do dia a dia. A mesma equipe já havia sido treinada para atuar na Copa do Mundo de 2014.

Segundo o médico intensivista Fábio Liberali, as equipes estão responsáveis pela assistência em acidentes com QBRNE (desastres químicos, biológicos, radiológicos, nucleares ou explosivos).

“Estamos preparados para garantir a saúde dos atletas ou do público que for participar da Olimpíada. Espera-se que não aconteça nada, mas, se ocorrer, temos hospital de campanha, temos várias equipes que se deslocarão para lá e ficaremos de sobreaviso para garantir esse nível de assistência de excelência”, explicou.

O treinamento prepara a equipe para possíveis ataques de bombas nucleares, radioatividade e bombas biológicas ou químicas. “Existe todo um tratamento que não é comum ver no dia a dia. Por isso existe essa capacitação”, disse o cirurgião plástico Gabriel Felsky.

[pro_ad_display_adzone id="9377"]